Arquidiocese e Prefeitura articulam comemorações para os 50 anos da Catedral de Maringá

28 de Maio de 2021

No dia 10 de maio de 2022 a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória completará 50 anos de inauguração. O maior símbolo da cidade faz aniversário no mesmo dia que o município de Maringá – que em 2022 vai celebrar 75 anos. Para articular ações conjuntas por ocasião da data, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, se reuniu com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, na tarde de quinta-feira, 27 de maio.

A prefeitura irá criar uma comissão especial do aniversário de 75 anos da cidade, que deverá contemplar ações específicas das comemorações dos 50 anos da basílica. Por parte da Igreja, uma programação especial deverá ser divulgada ainda em 2021, no dia da padroeira de Maringá, Nossa Senhora da Glória, em 15 de agosto. As festividades do jubileu da Catedral deverão incluir concertos musicais, concursos de fotografias, celebração solene e outras atividades que ainda estão sendo programadas.

Reforma do espelho d’água

A prefeitura de Maringá se comprometeu em entregar a reforma dos espelhos d’água da Catedral até o dia 10 de maio de 2022 – podendo ser entregue antes. Nas próximas semanas deverá ser aberto processo licitatório para as obras. Atualmente os espelhos d’água estão vazios por causa de infiltrações que foram identificadas na estrutura ao redor da igreja.

Outros assuntos também foram tratados durante a reunião, como a segurança na Praça da Catedral e o trabalho conjunto com a população de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Também participaram da reunião na prefeitura o pároco da Catedral, padre Dirceu Alves do Nascimento, o diácono Marcus Geandré Nakano Ramiro, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto e o secretário de Obras Públicas, Albari Alves de Medeiros.