Maringá cria Conselho Municipal dos Direitos dos Refugiados

18 de Junho de 2021

Maringá cria Conselho Municipal dos Direitos dos Refugiados

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou nesta sexta-feira, 18 de junho, a criação do Conselho Municipal dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas.

Ligado à Secretaria de Juventude e Cidadania, o Conselho é fruto do projeto para colocar em prática políticas públicas de promoção e proteção dos direitos das minorias. A cerimônia foi realizada na Cáritas Arquidiocesana de Maringá, em respeito ao trabalho já realizado pela entidade que acolhe os imigrantes.

O Arcebispo de Maringá, Dom Severino Clasen, agradeceu o diálogo e sensibilidade com os migrantes. “Estamos juntos para construir uma Maringá cada vez melhor”, destacou. Também participaram da assinatura o presidente da Cáritas Arquidiocesana, padre Emerson Cícero de Carvalho, além de representantes de entidades de apoio aos migrantes.

O secretário de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin, o primeiro imigrante haitiano a ocupar um cargo no primeiro escalão municipal na história de Maringá, diz que o conselho é mais um instrumento que vai representar os imigrantes. “Eu, como imigrante, digo que Maringá e a gestão são exemplo de política construtiva que muda a vida das pessoas”, disse o secretário.

Entre as competências do conselho, está a implementação do Plano Municipal do Migrante para promoção e proteção dos direitos dos refugiados, migrantes e apátridas, que deverá ser atualizado a cada 4 anos. O conselho será composto por membros do poder público, representantes da sociedade civil e participantes de organizações ligadas à proteção e defesa dos direitos dos refugiados, migrantes ou apátridas.

Com informações da Prefeitura de Maringá

Foto: Assessoria Prefeitura de Maringá