8º Intereclesial das CEBs do Paraná - “O meu desejo é a vida do meu povo!”

28 de Junho de 2021

8º Intereclesial das CEBs do Paraná - “O meu desejo é a vida do meu povo!”

Com o seu jeito de serem as Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs da Arquidiocese de Maringá se alegram com o aproximar do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná, que terá como tema “CEBs: Igreja em saída, na defesa da vida das juventudes!” e como lema “O meu desejo é a vida do meu povo! (Ester 7,3).

Somos em 40 representantes, 19 mulheres e 21 homens; destes, três padres e sete jovens que alegres e curiosos estão para o encontro com a “Mãe Rainha Ester”.

O 8º Intereclesial pela primeira vez não será presencial e sim na modalidade online, pela necessidade do distanciamento social, solidário com o cuidar, para que ninguém mais tenha sua vida tirada pela Covid-19.

A metáfora do 8º Intereclesial escolhida para proporcionar aos integrantes um ambiente familiar e afetuoso. Será uma grande festa familiar. As CEBs do Paraná - a personagem “Mãe Ester” -  reunirão suas filhas e filhos, as dezoito dioceses do Paraná.

Serão cinco momentos onde a mãe irá ouvir, anunciar uma boa notícia e orientar,  principalmente suas filhas e filhos mais novos, onde devem aplicar a boa notícia que ela vai dar, que é um valioso tesouro, sua herança, que não quer esperar morrer para distribuir, quer distribuir em vida, para que suas filhas e filhos usufruam o quanto antes. Mas, será usufruto e terá cláusulas restritivas.

Essa é a dinâmica do 8º Intereclesial das CEBs do Paraná. Sempre haverá a preocupação da mãe, em ouvir, fazer-se conhecido seu tesouro. As CEBs vão dialogar com os mais jovens, ouvir seus gritos de dores, alegrias e esperanças, levando-os a conhecer o seu tesouro e juntos descobrir o qual a melhor forma e espaço para continuar a aplicá-lo.

Partilhar iniciativas existentes que expressam espaço de atuação desse jeito de ser igreja CEBs, povo de Deus a caminho, com a reflexão do momento que estamos vivendo, contexto sócio político e qual o contexto das juventudes dentro do contexto. A preocupação e o esperançar da mãe.

A leitura do grande tesouro, a Bíblia, o grande tesouro acumulado que é a proposta do Reino, as parábolas desse grande tesouro, que Jesus veio para revelar e nos convocar para construirmos juntos.

Revelar que também faz parte desse tesouro acumulado, os documentos da caminha da Igreja povo de Deus, desde Concílio Vaticano II, Medellín a Puebla, Documento de Aparecida, documentos dos papas, de Francisco.

São muitos os tesouros que compõe o grande tesouro que a mãe quer doar em vida, mártires são parte desse tesouro acumulado, mulheres e homens defensores da vida que testemunharam e deram sua vida ou parte de sua vida para construir e cuidar dessa herança, desse projeto, desse jeito de ser igreja.

O Intereclesial acontecerá durante cinco dias. Serão três sábados de reflexões e trabalhos - 03, 10 e 17 de julho - pela manhã e parte da tarde. Duas noites celebrativas – 02 de julho celebração de Abertura e 12 de julho com a celebração dos Mártires e Defensores da Vida. As celebrações terão transmissão aberta pela plataforma digital YouTube.


A expectativa é a que as juventudes se sintam atraídas por essa proposta. Será lindo e uma grande festa o 8º Intereclesial das CEBs do Paraná.



Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora das CEBs na Arquidiocese de Maringá