Apresentação da Carta Pastoral de Dom Frei Severino Clasen

13 de Agosto de 2021

Apresentação da Carta Pastoral de Dom Frei Severino Clasen

Na tarde de quinta-feira, 12 de agosto de 2021, a Arquidiocese de Maringá promoveu coletiva de imprensa para apresentação da Carta Pastoral escrita pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Severino Clasen, ofm. A coletiva foi realizada na igreja matriz da paróquia Cristo Ressuscitado, na Zona 5. O título da Carta Pastoral de Dom Severino é Acolher e Cuidar.

Em 159 páginas, o Arcebispo se dirige ao Povo de Deus, padres, diáconos, religiosas e religiosos, seminaristas, leigas e leigos e à sociedade como um todo, com um itinerário que apresenta o seu pensamento sobre diversos aspectos da vida da Igreja e da sociedade. A primeira e única Carta Pastoral escrita por um bispo em Maringá foi redigida por Dom Jaime Luiz Coelho, em 1957.

No texto, Dom Severino chama a atenção para o perigo da intolerância religiosa nos dias de hoje e a indiferença no campo dos valores éticos. O Arcebispo pede que o trabalho ecumênico seja otimizado. Em suas colocações, o Arcebispo explica o que já está sendo feito para potencializar o Setor Social na Igreja em Maringá e chama a atenção para que sejam encontrados caminhos sustentáveis para a manutenção das entidades sociais.

Além das questões pastorais no campo da Família e Juventudes, por exemplo, Dom Severino dedica parte do texto para destacar a importância do diálogo entre Igreja e sociedade. “A Igreja de portas abertas indica uma comunidade que se propõe a ‘construir pontes em vez de muros’, que abre a mente e sensibiliza o coração para o encontro com todas as pessoas, inclusive com o diferente”, escreve.

A Carta Pastoral será lançada oficialmente para a Igreja e sociedade no próximo domingo, 15 de agosto, às 15h na celebração do Dia de Nossa Senhora da Glória, na Catedral Metropolitana. Nossa Senhora da Glória é padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maringá.