Para atender famílias, Lar Escola da Criança precisa do apoio da comunidade

17 de Setembro de 2021

Para atender famílias, Lar Escola da Criança precisa do apoio da comunidade

Com 20 funcionários e 150 voluntários, o Lar Escola da Criança de Maringá tem se reinventado para dar continuidade aos projetos de assistência social, capacitações profissionais e técnicas em meio à pandemia. Uma das iniciativas repensadas foi a alimentação das crianças e jovens que frequentavam a instituição.  Até o início de 2020 eram fornecidas diariamente 600 refeições, entre almoços e lanches, no espaço do refeitório. Mas sem a possibilidade de atendimento presencial, a entidade passou a preparar kits mensais de alimentos, produtos de higiene e limpeza para as 400 famílias atendidas. Segundo a presidente, Fátima Iwata, há famílias que sem o kit não teriam alimentação suficiente.

A última entrega aconteceu no início do mês, na própria sede da entidade. A ação tem sido possível graças a doações da prefeitura e da comunidade.


Calor humano

Recentemente, a entidade também iniciou o projeto Calor Humano, tendo como inspiração o trabalho da estilista Bibi Fragelli, que confeccionou sacos de dormir para moradores de rua de São Paulo. Chamados de ‘casulos’, os itens são dobráveis e podem se transformar em bolsas. No Lar Escola da Criança a matéria-prima foi comprada por meio de doações da comunidade e a confecção ficou a cargo de funcionários e voluntários. “Ainda no processo da costura adequamos um bolso interno para documentos e um fechamento em velcro que tornou a bolsa mais eficiente”, relata a presidente.

Para essa ação, a entidade contou com o apoio do Albergue Santa Luiza de Marillac, que distribuiu os casulos para os moradores de rua de Maringá. “O feedback dos moradores de rua foi muito bom”, conta Fátima. A aceitação da comunidade e de outras instituições foi tanta que o Lar Escola da Criança abriu uma turma para ensinar a confecção dos casulos.

“Nós, enquanto instituição, temos a nossa missão, mas podemos nos dedicar a ajudar outras entidades a cumprirem suas missões”, destaca a presidente. Pensando nisso, o Lar Escola da Criança entregou cobertores e outras doações ao albergue e pretende continuar apoiando entidades parceiras, além das famílias atendidas. Para isso, a organização conta com a colaboração da comunidade.


Como ajudar?

“Uma forma de ajudar a instituição é doando itens para o nosso bazar: a entrega pode ser presencialmente no Lar Escola da Criança. Também ajuda muito quem participa das nossas promoções”, explica Fátima. O bazar é divulgado em @bazardolec no Instagram. Sobre as promoções, atualmente a organização participa da Campanha União Solidária, da Sicredi União PR/SP e Cocamar, com a intenção de garantir os pagamentos dos funcionários. Pelo https://campanhauniaosolidaria.com.br/entidade/82 é possível comprar um cupom no valor de R$ 10 para ajudar a entidade e ainda concorrer a carros, motos e prêmios mensais. Para mais informações, entre em contato com o Lar Escola da Criança pelo telefone (44) 3227-3030.


Texto: Amanda Dias