Em Nova Esperança, Dom Severino participa de reunião por mais segurança no município

22 de Abril de 2022

Nova Esperança, município que está no território da Arquidiocese de Maringá, tem cerca de 30 mil habitantes e é conhecida por ser uma cidade com baixos índices de criminalidade. No entanto, este cenário tem mudado nos últimos meses. O aumento da violência na cidade tem assustado os moradores.

A Igreja está entre as vítimas da violência. Somente em 2022, foram 12 assaltos contra a casa e salão paroquial, centro pastoral e capelas.

Diante da preocupante situação, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, solicitou uma audiência com autoridades locais para discutir o assunto. A reunião foi realizada na tarde de quarta-feira, 20 de abril, no paço municipal.

Além do prefeito de Nova Esperança, Moacir Olivatti, secretários municipais e representantes das polícias civil, militar e do Tiro de Guerra e o presidente da Câmara, Brayan Oliveira Pasquini, também participaram do encontro.

Dom Severino iniciou o diálogo conclamando toda a sociedade a encontrar soluções para diminuir a violência. “Somos todos responsáveis e por isso não queremos achar culpados, mas devemos juntos encontrar caminhos para o bem comum”, disse.

Entre as demandas apresentadas durante a reunião, é a urgente necessidade de aumento do efetivo das polícias civil e militar. Outro ponto levantado é a possibilidade da reativação do Conselho Municipal de Segurança.

Em sua fala, o prefeito Moacir Olivatti destacou a importância da população registrar boletim de ocorrência quando acontecer um crime. “Isso é importante para que o comando das polícias tenham a estatística correta, de acordo com a realidade. Se a população não registrar a ocorrência, para o estado o crime não existe oficialmente”, disse.

O boletim de ocorrência é o instrumento legal para que a polícia inicie as investigações sobre o crime praticado.