Inauguração dos sete sinos marcam celebração dos 50 anos da Catedral de Maringá

09 de Maio de 2022

Inauguração dos sete sinos marcam celebração dos 50 anos da Catedral de Maringá

Pelas mãos do Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, foi acionado o comando para ligar o carrilhão com os setes sinos da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Ao final da solene celebração iniciada no final da tarde de domingo, 08 de maio de 2022, Dia das Mães, os fiéis ficaram emocionados com os sons das badaladas dos sinos.

O cerimonial recordou os significados dos instrumentos musicais doados por famílias da paróquia. Dois dos sete sinos são advindos da antiga Matriz Santíssima Trindade (datados do Ano Santo de 1950).

- O sino maior, dedicado à Santíssima Trindade, possui 550 quilos e toca a nota musical “sol”;

- O sino “Nossa Senhora da Glória”, de 410 quilos, é responsável pela nota “lá”;

- O sino “São Miguel”, de 310 quilos, produz a nota “si”;

- O sino dedicado a “São João Batista”, de 210 quilos, toca a nota musical “dó”;

- O sino “São José”, com a nota “ré”, possui 155 quilos;

- E os sinos da antiga matriz: o “Santíssima Trindade”, de 110 quilos, com a nota “mi” e o “Nossa Senhora Aparecida”, de 56 quilos, completando a escala musical, com a nota “fá”.

Homenagens

A celebração dos 50 anos da Catedral contou com a presença de autoridades civis e religiosas. O Bispo de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Dom Luiz Gonçalves Knupp, representou os padres da Arquidiocese de Maringá que foram ordenados Bispos na Catedral.

Além de Dom Knupp, a Catedral concedeu uma placa comemorativa aos seguintes representantes:

1) Representando os poderes públicos que sempre apoiaram a Catedral desde a sua construção até os dias de hoje, o Prefeito do Município de Maringá, Ulisses Maia Kotsifas, o Vice-prefeito, Edson Scabora, e o vereador Sidnei Telles.

2) Representando o povo de Deus, Pastorais, Movimentos, Serviços e todos os que trabalharam na construção da Catedral, a coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial da Catedral, Tânia Becker;

3) Representando a Equipe de Zeladoria, Secretaria, Manutenção e decoração da Catedral, senhora Cecília Ortega;

4) Representando os religiosos presentes na Paróquia da Catedral, Irmã Inês, da Congregação das Religiosas da Instrução Cristã;

5) Os autores, respectivamente, do Brasão e do Hino do Jubileu de Ouro da Catedral, Diáconos Anselmo José e Marcus Geandré;

6) Os Diáconos Permanentes da Catedral: Agostinho Scalon, Durval Roveri, Jair Benália, José Alarcão e Marcus Geandré;

7) Os atuais Vigários Paroquiais e Colaboradores da Catedral: Pe. Delvair Batista Lemonie, Mons. Hélio Takemi Sakamoto e Mons. Wilson Galiani;

8) Representando os ex-párocos da Catedral: Cônego Benedito Vieira Telles, Mons. Antônio de Pádua Almeida e Pe. Virgílio Cabral dos Santos, o Mons. Júlio Antônio da Silva;

E o atual pároco da Catedral, Pe. Dirceu Alves do Nascimento.

Brasão do Município à Catedral

Logo após a Santa Missa, ao lado de fora da igreja, na grande praça da Catedral, um palco estava montado para a apresentação do Concerto Comemorativo do Jubileu de Ouro, com o Coro e Orquestra Filarmônica UniCesumar. Um presente oferecido pelo Reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva.

Mas antes da apresentação, a Câmara Municipal de Maringá, por iniciativa dos vereadores Sidnei Telles e Alex Chaves, prestou justa homenagem à Catedral Metropolitana com a entrega do Brasão do Município e em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade maringaense. Na ausência do vereador Alex Chaves, a vereadora professora Ana Lúcia Rodrigues também representou o Legislativo.

Além da paróquia da Catedral, a Câmara entregou o Título de Consagração Pública em comemoração pelos 65 anos da instalação Canônica da Arquidiocese em Maringá e em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no atendimento aos mais necessitados por meio de vários serviços assistenciais.

Fotos disponíveis aqui