CEBs promovem Roda de Conversa por Região Pastoral

12 de Maio de 2022

CEBs promovem Roda de Conversa por Região Pastoral

Não estava ardendo o nosso coração quando elenos falava pelo caminho  e nos explicava as Escrituras? (Lc 24, 32)

Que a graça e a paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo esteja com vocês (Ef 1,2).

A nossa história atual nos remete aqueles dois discípulos de Emaús, que se encontravam tristes e meio cegos e diante do acontecimento desanimados, momento muito difícil, onde fala mais da morte do que da vida.

Mas vejam, alguns passos no caminho levam a superação. Passos esses guiados pela relação pedagógica de Jesus: caminha junto, escuta, fala e leva a escutar. Avaliando com atenção, observa-se lições de perseverança e aí a revelação que os fortalece e os põe a caminho.

Partiu do que estava acontecendo, a história, os acontecimentos, do caminhar, falar, escutar. Na mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem como título “Escutar com o ouvido do coração”, o Papa Francisco analisa a dimensão da escuta dentro da Igreja. “Quem não sabe escutar o irmão, em breve já não será capaz de ouvir nem sequer Deus. (...). Dar gratuitamente um pouco do seu tempo para ouvir as pessoas é o primeiro gesto de caridade”.

É isso que estamos propondo, uma roda de conversa onde queremos percorrer o caminho de Emaús guiados pela pedagogia de Jesus. Percorrer caminho da escuta de uma partilha dos coordenadores e vices coordenadores de cada CEBs (comunidades, setores, capelas...) das paróquias. Onde tiver um referencial a nível paroquial esse também é convido.

A CEBs (comunidades, setores, capelas...) devem ser uma pequena família, de “tamanho humano”, onde todas e todos conheçam o rosto e os dramas de todas e de todos e conhecendo acolhe, cuida e integra.

Qual a sua compreensão dessa definição?

Concorda com essa definição?

Quais os desafios e os sonhos?

Uma equipe capacitada de formadores oferecida pela CEBs arquidiocesana, para ir à base, lá nas CEBs, para uma formação aberta ao povo, com uma pedagogia e didática popular ajudaria? Gostariam que isso aconteça?

Estamos alegres e esperançosos para encontrarmos vocês na roda de conversa. Desejamos que a força da Virgem Maria esteja com vocês.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Pela assessoria e coordenação

Datas, horários e locais das Rodas de Conversa por Região Pastoral