Dom Severino visita Colégio Santa Cruz, o primeiro colégio católico de Maringá

20 de Maio de 2022

Dom Severino visita Colégio Santa Cruz, o primeiro colégio católico de Maringá

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, presidiu a Santa Missa na manhã desta sexta-feira, no ginásio de esportes do colégio Santa Cruz – o primeiro colégio católico da cidade, fundado em 1953.

A celebração, em ação de graças pelo dia de Santa Joaquina de Vedruna, reuniu centenas de alunos, além de professores e equipe administrativa.

Em 2022, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna, que administra o colégio, completa 70 anos da chegada das irmãs em Maringá.

Dom Severino aproveitou a visita para conhecer a Capela Santa Cruz, que fica ao lado do colégio. A igreja de madeira foi fundada em 1945, sendo o primeiro templo católico construído em área urbana no município de Maringá. Patrimônio histórico da cidade e do estado do Paraná, a capela está interditada desde 2018, com problemas estruturais.

O templo, atualmente, está sob os cuidados da Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna. Divergências de entendimento sobre a responsabilidade por restaurar o local, têm dificultado a resolução do impasse e atrasado a reabertura da capela.

Dom Severino se colocou à disposição para ajudar na articulação para encontrar os caminhos legais para que a capela seja restaurada o quanto antes.

“Isso tudo faz parte da história da cidade. Nós vamos dialogar com a prefeitura e com o governo do estado para que este patrimônio histórico volte a ser frequentado pelo público, o quanto antes”, disse.