Presbíteros participam de curso com Prof. Dr. William Cesar Castilho Pereira

28 de Julho de 2022

Presbíteros participam de curso com Prof. Dr. William Cesar Castilho Pereira

De 25 a 27 de julho os padres da Arquidiocese de Maringá participaram do curso anual do Clero, com assessoria do Prof. Dr. William Cesar Castilho Pereira. A temática abordada foi sobre “O sofrimento psíquico dos Presbíteros. A questão dos sete pecados capitais numa abordagem na psicanálise”.

Organizado e promovido pela Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Maringá, o curso foi realizado no centro de formação Bom Pastor.

William Castilho pontuou que a proposta metodológica teve como propósito potencializar uma reflexão para que os padres saibam enfrentar os desafios do mundo atual. “Abordar os sete pecados capitais, mostra a nossa humanidade. Entendê-los faz com que todos possamos viver com mais qualidade de vida, tanto os padres quanto todo o povo de Deus”, comenta.

Para o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Reginaldo Teruel, formações como esta oferecem subsídios para uma capacitação permanente dos presbíteros, no aspecto do cuidado. “Na linha do Papa Francisco, quando ele chama a atenção quanto à identidade do Presbitério, homem integral, temos, nos últimos anos, refletido sobre aquele que cuida. A atualização dos presbíteros tem essa finalidade: cuidar daqueles que cuidam. Somos gratos a todos esses homens, em nossa Arquidiocese, que dando o seu sim a Deus e à Igreja, buscam ser samaritanos”, diz.

Na ocasião também foram eleitos os dois novos membros da Pastoral Presbiteral: padres Sidneis Salazar e Salvador Aparecido dos Santos. Eles passam a integrar a equipe já composta pelos padres Reginaldo Teruel, Adacílio Félix de Oliveira, Israel Zago e José Roberto Vieira.