Livro dos 50 anos da Catedral de Maringá reúne fatos da construção do templo e história pastoral da paróquia

11 de Agosto de 2022

Em 260 páginas o livro “Nas Alturas – A história da paróquia Catedral de Maringá” traz um precioso relato de como foi a construção do principal símbolo da cidade de Maringá, um dos maiores templos religiosos do mundo.

De autoria dos jornalistas maringaenses, Rogério Recco e Everton Barbosa, o livro será lançado no próximo sábado, 13 de agosto, às 19h30, no salão da paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier. Os últimos convites para o evento podem ser adquiridos na secretaria da Catedral.

Além da contagiante narrativa sobre os desafios da construção do templo físico, o livro contempla o resgate histórico das pastorais, movimentos e organismos que atuam na paróquia, desde quando a primeira igreja de madeira chamava-se Santíssima Trindade.

Inaugurada em 10 de maio de 1972, a Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória foi idealizada pelo primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, e projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci.

De acordo com o pároco da Catedral, padre Dirceu Alves do Nascimento, a paróquia carecia de um material que reunisse a história da construção e da comunidade paroquial. “Com este projeto, nosso objetivo foi justamente fazer memória não só aos fatos sobre o desafio de construir este impressionante monumento, mas também perceber que a Catedral é feita, sobretudo, de pessoas, da comunidade viva, que atua na vida pastoral da igreja”, comenta.

O lançamento do livro faz parte das comemorações do Jubileu de Ouro da Catedral, que teve início em 15 de agosto de 2021, com encerramento na próxima segunda-feira, 15 de agosto de 2022 – Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade e da Arquidiocese.

A publicação será distribuída gratuitamente às bibliotecas públicas de Maringá e ao Patrimônio Histórico do município. Quem quiser adquirir o livro, poderá comprá-lo na secretaria da Catedral.