42ª Assembleia do Povo de Deus será realizada nas quatro Províncias do Paraná

22 de Setembro de 2022

42ª Assembleia do Povo de Deus será realizada nas quatro Províncias do Paraná

Nos próximos dias 23 a 25 de setembro será realizada a 42ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB. Pela segunda vez, o evento será realizado, simultaneamente, nas quatro Províncias Eclesiásticas: Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Um dos principais objetivos desse modelo de realização de Assembleia é proporcionar uma maior participação. A estimativa é que em cada província participem cerca de 200 pessoas, atingindo um total de aproximadamente 800 participantes. Quando a Assembleia é centralizada em um único lugar, a participação fica limitada a 150 pessoas.  

Trata-se de uma mesma Assembleia, pautada numa mesma temática: “O fortalecimento das comunidades eclesiais missionárias a partir da Iniciação à vida cristã na cultura urbana”. As questões para os trabalhos de grupo são as mesmas para as quatro províncias e foram elaboradas, previamente, pelo Regional Sul 2 da CNBB, em diálogo com os assessores. 

Cada Província, a partir da Ação Evangelizadora das dioceses, organizou a Assembleia, escolhendo o local e o assessor e convocando os participantes. O Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB definiu os convocados a participar:  

Os arcebispos e bispos do Paraná; os padres coordenadores diocesanos da ação evangelizadora; os coordenadores regionais de Pastorais, Movimentos e Organismos; os representantes diocesanos do Sínodo dos Bispos; os seminaristas da etapa da configuração e os seus padres reitores; os coordenadores diocesanos da Liturgia; os coordenadores diocesanos dos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC; os coordenadores diocesanos da Renovação Carismática Católica – RCC; os coordenadores diocesanos de Movimentos de Espiritualidade; os coordenadores diocesanos da pastoral catequética; os coordenadores diocesanos dos Grupos Bíblicos; os coordenadores diocesanos da pastoral da comunicação (PASCOM); os coordenadores diocesanos das escolas de formação; os coordenadores diocesanos dos diáconos permanentes; os coordenadores diocesanos de pastorais sociais; os casais coordenadores diocesanos da pastoral familiar; os coordenadores diocesanos da pastoral juvenil; os coordenadores diocesanos de visitação missionária; os coordenadores do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI); os coordenadores diocesanos das Santas Missões Populares; e cada província ficou livre para escolher outros líderes diocesanos.  

Local e assessor da 42ª Assembleia do Povo de Deus em cada Província   

A província de Curitiba, que compreende a arquidiocese de Curitiba e as dioceses de Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais, União da Vitória e Ponta Grossa, e a metropolia e a eparquia católicas ucranianas, vai realizar a assembleia no Centro San Juan Diego, em Guarapuava (PR). O início será às 18h de sexta-feira, dia 23 de setembro, e a conclusão será às 19h do sábado, dia 24 de agosto. O assessor será o arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.  

A província de Cascavel, que compreende a arquidiocese de Cascavel e as dioceses de Foz do Iguaçu, Palmas-Francisco Beltrão e Toledo, realizará a assembleia no Centro Arquidiocesano de Formação “Padre Santo Pelizzer” (CDF), em Cascavel. O início será às 18h de sexta-feira, dia 23 de setembro, e a conclusão será às 19h do sábado, dia 24 de agosto. O assessor será o padre Pe. Paulo Adolfo Simões, da arquidiocese de Pouso Alegre (MG).  

A província de Londrina, que compreende a arquidiocese de Londrina e as dioceses de Cornélio Procópio, Apucarana e Jacarezinho, realizará a assembleia durante todo o sábado, 24 de setembro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral. O assessor será o arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz.  

A província de Maringá, que compreende a arquidiocese de Maringá e as dioceses de Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, realizará a assembleia no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama, com início no sábado, 24 de setembro, às 8h, e conclusão às 12h de domingo, 25 de setembro. O assessor será o bispo de Campo Mourão, dom Bruno Elizeu Versari.  

As conclusões da 42ª Assembleia do Povo de Deus, realizada por províncias, serão homologadas pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB em sua próxima reunião, a ser realizada no início de outubro. Toda organização e regulamento da Assembleia foi organizada conforme o regimento do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB Regional Sul 2.  


Por Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2