Na Câmara Municipal, Dom Severino fala sobre a Campanha da Fraternidade 2023

28 de Fevereiro de 2023

Na Câmara Municipal, Dom Severino fala sobre a Campanha da Fraternidade 2023

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, falou aos vereadores de Maringá sobre a Campanha da Fraternidade 2023 que tem como tema “Fraternidade e Fome”. O convite para a participação do Arcebispo na sessão desta terça-feira (28) foi da vereadora Ana Lúcia Rodrigues.

Dom Frei Severino destacou a urgência de cuidar de quem tem fome, tem frio, dos excluídos. “É urgente cuidar dessas pessoas e refletir sobre os paradoxos e contraste de um país chamado ‘celeiro do mundo’, enquanto nele crescem nos números do desperdício e se multiplicam os que têm fome e sede de justiça, A solução para a superação desse triste contexto está também no exercício da fraternidade e da prática do amor que Cristo nos ensinou.”

O Arcebispo ressaltou que a busca por solucionar a fome é um desafio “social, humanitário, uma situação que não se pode deixar de enfrentar, pois é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. A fome de uma só pessoa onera a todos nós. Essa é a razão pela qual o Papa Francisco afirma que: ‘Não há democracia se existe fome.’”

Ele apresentou algumas das ações realizadas pela Igreja para auxiliar na resolução do problema. “Não existe fé sem obras e qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio. Por isso a Igreja em Maringá atua para responder ao problema da fome.” Segundo ele, são distribuídas 35 toneladas de alimentos por mês para mais de 3.400 famílias; é feito o pagamento de contas de água e luz para algumas famílias; são distribuídas 500 refeições por dia pelo Albergue Santa Luiza de Marillac entre outras ações.

Por Assessoria de Imprensa – CMM

Fotos Marquinhos Oliveira/CMM