Albergue Santa Luiza de Marillac celebra 64 anos em Maringá

27 de Março de 2023

Albergue Santa Luiza de Marillac celebra 64 anos em Maringá

Padre Nailson Bacon presidiu segunda-feira, 27 de março, a celebração de ação de graças pelos 64 anos do Albergue Santa Luiza de Marillac.

O albergue foi fundado em 27 de março de 1959, graças a sensibilidade do primeiro Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho.

Atualmente, o Albergue Santa Luiza de Marillac é administrado por diretoria leiga própria. Para a gestão diária das atividades, conta com a presença permanente dos religiosos da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, entidade franciscana que atua em mais de 70 serviços de assistência e saúde em vários estados brasileiros, no Haiti e em Portugal.

É classificado como um Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (SUAS), na modalidade “casa de passagem”, onde oferta 75 vagas para hospedagem em acolhimento interno e provisório por até 90 dias, além de assistência em alimentação, vestuário, higiene pessoal, acompanhamento psicológico, atendimento social, cuidados de enfermagem e encaminhamentos diversos, especialmente para a elaboração de documentos pessoais, acesso ao mercado de trabalho, à rede socioassistencial e de saúde do município e demais órgãos de garantia de direitos dos indivíduos.

O público alvo são pessoas com mais de 18 anos, de ambos os sexos, em situação de rua; desabrigo por abandono, migração e ausência de residência; ou em trânsito e sem condições de autossustento (sem renda ou benefícios permanentes), com vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos.

Há também uma estrutura de atendimentos externos a este projeto de acolhimento interno para aqueles que não almejam ou não se encontram aptos para a esta possibilidade. São diversas assistências permanentes e diárias, com destaque para 28 leitos para hospedagem em pernoite (acolhimento emergencial), orientações e encaminhamentos diversos, além de três refeições, banho, trocas de roupas limpas, calçados, materiais de higiene pessoal, agasalhos e cobertores.

Entre todos os atendimentos diários, são realizadas mais de 800 assistências internas e externas, alcançando, em média, mais de 200 indivíduos. Tudo é gratuito, e todos os que procuram o albergue podem receber assistência após devido cadastro e supervisão de equipe qualificada. Atuam diretamente nestes serviços mais de 30 colaboradores próprios.


Saiba como ajudar o Albergue https://www.alberguemaringa.org.br/sua-doacao


Texto: com informações da Revista Maringá Missão, edição de março de 2023.


Fotos: https://www.flickr.com/photos/arquidiocesedemaringa/sets/72177720307060379/with/52775992083/