Teólogo Celso Pinto Carias em Maringá de 25 a 28 de maio

18 de Maio de 2023

Teólogo Celso Pinto Carias em Maringá de 25 a 28 de maio

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá e a Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs, promovem roda de conversa com o teólogo Celso Pinto Carias e lançamento de seus livros “Por uma Paróquia Sinodal” e “CEBs fundamentos e desafios”.

A Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs visa a formação de sujeitos, de lideranças com conhecimento e consciência cristã e a organização de formação para a base e na base que são as paróquias e suas comunidades. Formação compartilhada do conhecimento, para que a diocese tenha pessoas capacitadas para atender a demanda das paróquias.

Em vista aos desafios atuais, a escola se coloca para capacitar lideranças para nossas Comunidades Eclesiais de Base, pastorais e para nossas Dimensões do Ser e Agir da Igreja e, assim, poder oferecer as paróquias formadores e articuladores.

A escola é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e Lucimar Moreira Bueno, com sede na cidade de Maringá e teve seu início no ano de 2018, onde o teólogo Celso Pinto Carias foi convidado para assessorar a escola e a primeira turma com 56, sendo 36 da Arquidiocese de Maringá e os demais das Dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama.

Os livros que serão lançados, são preciosos subsídios para o processo de formação e aprendizagem não somente para a escola, mas para o clero e o laicato.

O livro “Por uma Paróquia Sinodal” em sintonia com o Papa Francisco e a revitalização da sinodalidade eclesial, na perspectiva do Concílio Vaticano II, é um itinerário para organizar a realidade das paróquias, para que elas correspondam aos desafios atuais.

O livro “CEBs fundamentos e desafios” em uma linguagem acessível para as pessoas que as animam, articulam e assessoram no cotidiano da ação pastoral, apresenta os fundamentos das CEBs, do ponto de vista histórico, bíblico e teológico e também foi acrescentado alguns desafios no contexto atual.

Sobre o autor: Celso Pinto Carias, de Rio de Janeiro, doutor em Teologia pela PUC-Rio. Assessor da Ampliada Nacional das CEBs e do Setor CEBs do Comissão Pastoral Episcopal para o Laicato da CNBB.

Todas e todos são convidados. Serão rodas de conversas com lançamentos dos livros em horários alternativos, envolvendo as regiões pastorais, um momento específico com os integrantes da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs, encerrando domingo dia 28 com a missa no Acampamento Dom Hélder Câmara, na cidade de Paiçandu, presidida pelo padre Genivaldo Ubinge.

Segue a programação:

Rodas de conversa e lançamento dos livros “Por uma Paroquia Sinodal” e “CEBs fundamentos e desafios”.

Quinta-feira, 25

- 15 Horas – TV Evangelizar

- 19h30 - Região Pastoral Jandaia do Sul

Local: salão paroquial