Nota da Arquidiocese de Maringá

18 de Maio de 2023

Nota da Arquidiocese de Maringá

Na tarde desta quinta-feira, dia 18 de maio, o Arcebispo metropolitano de Maringá, Dom Severino Clasen, reuniu-se com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o padre Donizeti Pugin, pároco da paróquia São Mateus Apóstolo, de Maringá, para tratar do projeto do abrigo provisório de inverno para acolher pessoas em situação de rua, protegendo-as dos rigores do frio.

Compreendendo também as preocupações e desconforto das comunidades diante deste projeto, cogitou-se alternativas para que esse acolhimento se desse sem o desgaste e a indisposição dos moradores circunvizinhos.

Sendo assim, firmou-se o compromisso de suspender a realização do projeto no local definido anteriormente e, reafirmando o seu compromisso com a promoção da vida plena para todos e o respeito à dignidade da pessoa humana, a Arquidiocese de Maringá se compromete em colaborar com o poder público na viabilização de meios alternativos de acolhida das pessoas em situação de rua, especialmente no inverno que se aproxima.

Entretanto, fiel aos apelos do Evangelho, conclama os seus fiéis para que busquem sempre o diálogo e a cooperação na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, onde todos sejam reconhecidos em sua dignidade e tenham acesso a políticas públicas eficazes de moradia popular e de combate à pobreza e à desigualdade social.

Maringá, 18 de maio de 2023.