Ação Sociotransformadora da Evangelização promove ações de conscientização ao Dia contra o Abuso e Tráfico de Drogas

11 de Julho de 2024

Ação Sociotransformadora da Evangelização promove ações de conscientização ao Dia contra o Abuso e Tráfico de Drogas

A Arquidiocese de Maringá, através da Ação Sociotransformadora da Evangelização, dedicou a última semana de junho às ações de conscientização e debates em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, celebrado em 26 de junho. As iniciativas reuniram centenas de pessoas e tiveram como objetivo principal destacar os impactos devastadores da dependência química. 


A Paróquia Santa Maria Goretti sediou no dia 26 de junho a Mesa Redonda “Álcool e outras drogas: Problema familiar, solução familiar com o apoio da Igreja”, reunindo 120 participantes. O evento proporcionou um espaço para reflexão profunda sobre os efeitos dessas substâncias na vida dos indivíduos, famílias e da sociedade como um todo e o papel e contribuição da Igreja, dos grupos de apoio, das comunidades terapêuticas neste contexto. 


Já no dia 30, a Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia acolheu um momento de oração dedicado às vítimas de violência, álcool e drogas aos pés da santa das causas mpossíveis, além de um espaço de fé e esperança para as famílias que enfrentam estas tristes realidades. 


É importante lembrarmos que diante deste desafio não podemos esquecer, que por detrás de cada dependência existem experiências concretas, histórias de solidão, desigualdade, exclusão, falta de integração. Perante estas situações, não podemos ficar indiferentes. O Senhor Jesus parou, fez-se próximo, curou as feridas. No estilo da sua proximidade, também nós somos chamados a atuar, a parar diante de situações de fragilidade e de dor, a saber escutar o grito da solidão e da angústia, a inclinar-nos para levantar e reconduzir a uma nova vida aqueles que caem na escravidão da droga.