Representantes da Pascom da Arquidiocese de Maringá marcam presença em evento nacional

20 de Julho de 2024

Nos dias 12 a 14 de julho, foi realizado o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo. Nesta edição, os participantes do Paraná formaram a 2ª maior delegação presente, com 134 pessoas que representaram 16 das 18 arqui/dioceses do Paraná.

A Arquidiocese de Maringá foi representada pelo assessor eclesiástico arquidiocesano, diácono Anselmo José Frugerio, pela coordenadora arquidiocesana, Naiara Luana Lima, pela vice-coordenadora arquidiocesana, Marcela Miranda Egito, pela integrante da Pascom Paróquia Catedral, de Maringá, Simone Genschow Timoteo, e pelo integrante da Pascom da Paróquia Divino Espírito Santo, de Maringá, Fernando Fonseca Rocha.

A temática escolhida para esta edição foi “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”. A coordenadora da Pascom Arquidiocesana diz que o evento reafirmou que o caminho trilhado pela pastoral está certo, fortalecendo assim a rede de comunicadores. “A Pascom, depois da pandemia, vem passando por desafios e inovação. E no encontro pude perceber que esse desafio é compartilhado em todas as regiões de nosso país. Foi ótimo poder compartilhar experiências. Essa partilha é muito rica dentro do encontro. Com isso, voltamos renovados e com muitas ideias do que pode ser feito em nossa Arquidiocese.”

O diácono relembra a presença do Monsenhor Lucio Adrian Ruiz, Secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, em Roma, em que foi o palestrante principal do encontro. “Ele nos lembrou que a comunicação é crucial para o trabalho missionário da Igreja e é preciso adaptar-se as dinâmicas da cultura contemporânea, contudo sem jamais perder a essência cristã.”

Ao longo dos três dias do evento os agentes tiveram formações, conferências, oficinas e momentos de oração, além da troca de experiência sobre outras realidades do país.