Com o tema, “A história do passado para agir sobre a história presente! ”, lideranças das comunidades da Província Eclesiástica de Maringá, que é composta pela Arquidiocese de Maringá e Dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, serão acolhidas nesse final de semana, 27 e 28 de julho, para seminário formativo articulado pelas Comunidades Eclesiais de Base da Província. A Arquidiocese de Maringá, estará representada por 24 lideranças.
A história do passado, o livro de Atos dos Apóstolos, para agir sobre a história presente das comunidades, reafirmando-as da importância do acolhimento; da perseverança; do organizar-se para o cuidado pastoral para com as e os que vão achegando; as e os enfermos, necessitados e empobrecidos.
Atos dos Apóstolos relata a história da Igreja; sua importância para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), porque o movimento de Jesus é a continuidade desta utopia. No livro de Atos dos Apóstolos vemos mulheres e homens iguais a nós, sujeitos a fraquezas, e perseverantes diante dos desafios pelas forças de Cristo.
Diante da injustiça e da desigualdade social que geram milhares de pessoas empobrecidas que se tornam excluídas, quando não exterminadas, Atos dos Apóstolos convoca as comunidades para a necessidade da denúncia profética, assim também frente a injustiça, desigualdade e o clericalismo eclesial.
Igreja em saída, Atos dos Apóstolos desperta, mostra a necessidade e ensina como quebrar barreiras sociais, culturais e religiosas para seguir Jesus Cristo onde Ele deseja ir, e estar com quem Ele deseja estar.
O seminário formativo será também espaço de reencontro, alegria, partilha, socialização e celebração da nossa caminhada. O local será a Diocese de Umuarama, a assessoria será do Pe. Antônio José de Almeida e Pe. Marcos Roberto Almeida dos Santos.
Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Assessoria das CEBs