No final de semana dos dias 17 e 18 de agosto, as coletas das missas em todas as 59 paróquias da Arquidiocese de Maringá serão destinadas à Diocese de Guajará-Mirim, Rondônia.
Dentro do projeto Igrejas Irmãs, da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, a Arquidiocese de Maringá é Igreja Irmã da Diocese de Guajará-Mirim. Nesta cooperação, a Arquidiocese de Maringá mantém o padre Edivaldo Costa, hoje na Paróquia Cristo Rei, em Cabixi-RO, e o casal missionário Alberto e Beliuza, cooperando em vários projetos, especialmente na missão ribeirinha, na região sede Guajará-Mirim.
Em março de 2024, fortalecendo o projeto e o vínculo entre as duas Igrejas particulares, a convite do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, Maringá recebeu o Bispo de Guajará-Mirim, Dom Benedito Araújo. Na ocasião, houve diversos momentos de diálogo e partilha sobre a parceria entre as dioceses, com lideranças leigas e o clero.
De 26 de julho a 5 de agosto, Maringá também recebeu a visita de seis missionários que trabalham em Guajará-Mirim, sendo dois pertencentes à Igreja de Guajará-Mirim: padre Adriano e a leiga Julinha Lopes, coordenadora diocesana da Pastoral da Criança; as irmãs consagradas: Daiane, da Congregação das Irmãs de Cristo Pastor, fundação paranaense (Umuarama), e Maria da Consolação, das Irmãs Gracianas, fundação mineira; e também o casal Alberto e Beliuza, casal missionário da Arquidiocese de Maringá.
O objetivo desta visita foi fortalecer os vínculos de cooperação missionária entre as duas Igrejas Irmãs, com atenção especial à coleta missionária, realizada em todas as missas do final de semana da Padroeira Nossa Senhora da Glória.
Para isto, as equipes de missionários de Guajará-Mirim, organizadas nas três macrorregiões, visitaram padres, diáconos, lideranças leigas e consagradas para uma conversa sobre a importância do apoio evangelizador que a Arquidiocese de Maringá oferece à Igreja de Guajará-Mirim. Um apoio que se dá por meio da oração, partilha de bens e envio de pessoas.