Sala de Imprensa da Cúria é batizada com o nome de Dom Jaime Luiz Coelho

23 de Outubro de 2014

Sala de Imprensa da Cúria é batizada com o nome de Dom Jaime Luiz Coelho

imagem Sala de Imprensa da Cúria é batizada com o nome de Dom Jaime Luiz Coelho

Agora a sala de imprensa da Cúria de Maringá tem nome: Dom Jaime Luiz Coelho. “É um simples gesto de reconhecimento ao grande trabalho de comunicação que Dom Jaime fez pela Arquidiocese e pela cidade de Maringá”, diz o assessor de imprensa da arquidiocese, Everton Barbosa.

Veja em vídeo o trabalho desenvolvido por Dom Jaime no campo da comunicação http://goo.gl/Mb3qRF

No capítulo 10 da biografia de Dom Jaime: Jaime, uma história de Fé e Empreendedorismo, é relatada a contribuição que dom Jaime deu à comunicação da Igreja.

“Em Ribeirão Preto Dom Jaime, como Padre, já usava o rádio e o jornal para evangelizar. Quando chegou a Maringá, em 1957, em contato com o radialista Samuel Silveira, proprietário da Rádio Cultura de Maringá, iniciou o programa da Ave Maria, às 18h, dando-lhe o nome  ‘Por um Mundo Melhor’. Além da oração do terço havia catequese e palestras.

No jornal do Seminário, em Campinas, Jaime fora um dos principais articulistas. O fato de ter sido severa a educação e os seminaristas obrigados a escrever não causou prejuízo à sua formação. Pelo contrário. Nos tempos de educação rígida pôde desenvolver a habilidade de escrever para o grande público. A regra começava com o esboço da redação para os colegas; depois o texto passava pelo crivo do superior.

Era um treinamento constante para, mais tarde, exercer a tarefa de jornalista na pacata Maringá. Sim, Dom Jaime também é jornalista. Mas não se contentou em ser apenas jornalista: partiu para os negócios da comunicação. Tornou-se patrão. Em 28 de setembro de 1961 começam as atividades da Folha do Norte do Paraná, sob a liderança do Bispo. A primeira edição circulou em 25 de setembro de 1962. Dom Jaime determinou que, caso o empreendimento auferisse lucro, o dinheiro deveria ser revertido para a construção do Seminário Diocesano. Dom Jaime foi representante dos Bispos do Paraná, membro do Secretariado Nacional de Comunicação da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.”

Dom Jaime também foi um dos fundadores da TV Cultura de Maringá, hoje RPC, afiliada à Rede Globo. Por décadas escreveu como articulista do Jornal O Diário e lutou pela criação TV 3º Milênio, hoje administrada pela Associação Evangelizar, do Padre Reginaldo Manzotti.