Padre João Caruana lança livro online: A Experiência Missionária de Malta

21 de Julho de 2014

Padre João Caruana lança livro online: A Experiência Missionária de Malta

imagem Padre João Caruana lança livro online: A Experiência Missionária de Malta

Está disponível online, em PDF, o livro “A Experiência Missionária de Malta” de autoria do padre João Caruana. Padre João Caruana é da cidade de Mosta, Malta, mas serve à Igreja no Brasil, na Arquidiocese de Maringá, há cerca de trinta anos.

Caruana sempre foi encantado pela vocação missionária e pela maneira como a Igreja local no arquipélago de Malta responde ao apelo do Evangelho.

Em 2010, Dom Mário Grech, bispo de Gozo, visitou o Paraná. Quando Padre João lhe narrava o apostolado que seus companheiros realizaram e ainda realizam em várias dioceses, o bispo exclamou: “Padre João, mas ninguém sabe esses fatos!”

Portanto, os dois concordaram com a ideia de que a Igreja de Malta e Gozo tem o dever para com tantos missionários, religiosos e religiosas, padres diocesanos e leigos, e produzir um apanhado geral dessa experiência valiosa que o Povo de Deus em Malta proporcionou às populações de várias regiões do planeta.

Após um ano, quando padre João terminou seu serviço missionário na diocese de Guajará-Mirim, Rondônia, na Amazônia, ele escreveu a Dom Mario, comunicando-lhe que estava se dedicando à pesquisa e à redação do livro. Dom Mario logo comunicou a iniciativa ao arcebispo de Malta, Dom Paulo Cremona, o qual concordou, e Padre João imediatamente aceitou o desafio.

“Quando surgiu em minha mente a magnitude dessa tarefa, jamais imaginei que se abririam tantos contatos e caminhos ao redor do mundo. Encontrei bispos servindo em países dos mais diversos e em ambientes dos mais exóticos. Encontrei reitores de seminários, vigários gerais, párocos e administradores em nível paroquial e diocesano. Um deles resumiu tudo em poucas palavras: ‘Realmente começamos tudo isso do nada e nossas mãos estão calejadas pelo trabalho’”, recorda padre João.

O livro, em inglês, está disponível em PDF no site da Arquidiocese de Maringá, no menu “multimídia” – http://goo.gl/cRIjpU