Dom Anuar: Copa do Mundo precisa trazer benefícios para a comunidade local

14 de Março de 2014

Dom Anuar: Copa do Mundo precisa trazer benefícios para a comunidade local

imagem Dom Anuar: Copa do Mundo precisa trazer benefícios para a comunidade local

O Setor Mobilidade Humana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Pastoral do Turismo, reuniu ontem, 13, no Centro Cultural de Brasília (CCB), o Grupo de Trabalho (GT) Nacional da Copa do Mundo. O objetivo do encontro foi dar continuidade à articulação e aos encaminhamentos das arquidioceses que sediarão o evento esportivo internacional.

Veja em vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6692Y8TADj8

Participaram representantes das arquidioceses de Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Brasília (DF), Salvador (BA), Campinas (SP) e Maringá (PR). Também estiveram presentes integrantes da Pastoral do Povo de Rua e da Mulher Marginalizada.

Durante a reunião, houve partilha das ações nas arquidioceses e pastorais; apresentação do projeto Copa da Paz e do projeto do folder, que contém informações sobre o evento; preparação do encontro nacional de formação da Pastoral do Turismo, que acontecerá em setembro, em Brasília.

O Grupo de Trabalho recebeu informações sobre o encontro da Secretaria Geral da Presidência da República sobre a Copa e Religiões, realizada no dia 19 de fevereiro, bem como sobre a nota da CNBB que trata da Copa do Mundo.

Para o arcebispo de Maringá (PR) e referencial da Pastoral do Turismo, dom Anuar Battisti, a Copa do Mundo não envolve só esporte, mas toda a sociedade brasileira. De acordo com o bispo, a Igreja não pode ficar fora desse processo. “Por isso, nossa participação é mostrar que estamos juntos, preparar as comunidades para receber bem os turistas e alertar as comunidades para os riscos que um evento como este pode provocar”, explica dom Anuar.

A próxima reunião do GT está prevista para acontecer em maio durante a Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

Com CNBB