Padre Valdecir Badzinski é o novo coordenador do Conselho dos Presbíteros do Regional Sul 2

03 de Setembro de 2015

Padre Valdecir Badzinski é o novo coordenador do Conselho dos Presbíteros do Regional Sul 2

imagem Padre Valdecir Badzinski é o novo coordenador do Conselho dos Presbíteros do Regional Sul 2

Por quatro dias (de 24 a 27 de agosto), mais de cem padres do Conselho de Presbíteros do Regional Sul 2, estiveram reunidos em Faxinal do Céu, no município de Pinhão, Paraná, para o Encontro Anual dos Presbíteros. A reunião dos religiosos é uma preparação para o Encontro Nacional que ocorre todos os anos, no mês de fevereiro, em Aparecida, São Paulo. Mais de 500 padres se reúnem todos os anos.

Com o lema: “Eis que faço novas todas as coisas” (cf. Ap. 21,5)”, os padres aproveitaram a quase uma semana de retiro para estudar, assistir a palestras e também para reforçar as amizades, uma vez que o encontro tem por finalidade a aproximação dos sacerdotes e troca de experiências.

No encontro, houve a eleição da diretoria do Conselho dos Presbíteros do Regional Sul 2. O padre Nilton Reami, de Paranavaí, que presidiu o Conselho por quatro anos, entregou o cargo ao padre Valdecir Badzinski (foto), pároco de Rio Bonito do Iguaçu e que coordenou o encontro em Faxinal do Céu. A eleição aconteceu no segundo dia do encontro.

Nilton disse se sentir feliz por ter trabalhado à frente do Conselho do Presbitério do Regional Sul 2 e com isso, adquirido muitas experiências positivas que levaraá para sua vida sacerdotal e pessoal. Segundo ele, ter mudado os locais dos encontros anuais dos presbíteros possibilitou uma melhor interação entre todos. “Antes, nossos encontros aconteciam em locais fechados. Fazíamos nossas reuniões em conventos, casas de líderes, enfim, em lugares ligados ao nosso trabalho diário. A ideia de mudar de ambiente foi para deixar todos mais livres, mais descontraídos para descansar e absorver os estudos durante todos os dias”, destacou.

Para o padre Valdecir Badzinski, assumir a diretoria do Regional Sul 2 é tarefa que requer muitas responsabilidades. No entanto, ele se diz satisfeito por ter sido escolhido e por poder contar com a ajuda de todos para dar sequência aos trabalhos já iniciados. “Estou muito feliz por ter sido escolhido para presidir o Conselho dos Presbíteros. Sei que tenho muito a fazer, mas também sei que posso contar com esta grande equipe de irmãos que sempre vão me auxiliar. Neste encontro, pudemos estudar muito e também nos divertir, fortificando nossa amizade e troca de experiências”, destacou Valdecir.

O novo presidente pediu orações da comunidade a todos os padres. Ele destacou que, na maioria das vezes, os padres são considerados os parentes mais próximos das pessoas de uma comunidade e isto requer muita sensibilidade e compromisso por parte dos sacerdotes.

“Eu quero pedir oração para todos os padres. Os padres são, na maioria das vezes, o parente mais próximo de uma pessoa, de uma família. Para se manter firmes na fé e na caridade, os padres precisam de muitas orações, de compreensão. Peço isto a todos da nossa comunidade”, frisou.