- Clero - Arquidiocese de Maringá

Movimento dos Focolares

O Movimento dos Focolares foi fundado durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, em Trento (Itália). Em meio a um cenário de ódio e violência, um grupo de mulheres, lideradas por Chiara Lubich, redescobriu o Evangelho experimentando o amor de Deus por meio da visita aos pobres e nos abrigos antiaéreos, sem distinção religiosa, política, econômica ou cultural. As ações dessas mulheres geraram uma corrente de renovação espiritual e social esboçando o rosto de uma família, que tinha como base uma espiritualidade evangélica de unidade, coletiva e comunitária. 

O Movimento se espalhou inicialmente pela Europa e depois pelo resto do mundo, sendo difundido em mais 180 países. Em 1962 foi aprovado com o nome oficial de “Obra de Maria”, por exercitar uma espiritualidade Mariana, todavia com um carisma específico: a unidade. 

Elis Renata Romanholo Noronha Dias, coordenadora arquidiocesana do Movimento dos Focolares, relata que o movimento chegou em Maringá no início do ano de 1970 por meio de pessoas que participavam das Mariápolis, encontro característico dos Focolares que reúne crianças, jovens e adultos para viverem um laboratório de fraternidade à luz do Evangelho.

O objetivo do movimento é cooperar na construção de um mundo mais unido, estimulado e impelido pela oração de Jesus ao Pai “para que todos sejam uma coisa só” (Jo 17,21), respeitando e valorizando as diferenças. Para alcançar essa meta encoraja-se o diálogo e o empenho constante na construção de pontes e relacionamentos de fraternidade entre os indivíduos, os povos e culturas, explica Elis Renata.

O Movimento dos Focolares é composto por várias pessoas que se articulam em mais de 20 ramificações. Na Arquidiocese, há Leigos Consagrados (Focolarinos de vida comum e casados), Novas Gerações (crianças, jovens, adolescentes e seminaristas), Ecumenismo, Movimento Político da Unidade, entre outros.

Conecte-se com o Movimento dos Focolares acessando o site https://focolares.org.br/


Coordenadora do Setor Feminino: Elis Renata Romanholo Noronha Dias 

Telefone: (44) 99948-4315 (wpp)

E-mail: renatarndias@gmail.com (Maringá-PR)