Arquidiocese de Maringá terá Celebração dos Mártires

06 de Março de 2018

Arquidiocese de Maringá terá Celebração dos Mártires

“Não tenham medo”. É assim que o nosso Deus manifesta, com esse profético convite, e Jesus Ressuscitado repete a frase todas as vezes em que aparece a Suas discípulas e aos Seus discípulos.

Um convite que ajuda a enfrentar momentos sombrios, difíceis, de perseguição, na certeza que o nosso Deus está sempre ao lado de cada um de nós....isso é lindo.

Imaginemos a vida de um mártir, os momentos antes do próprio martírio.  São muito os mártires da caminhada, mulheres e homens de todos os tempos.

Vamos nesse dia celebrar a memória de Dom Oscar Romero, dos mártires da caminhada, assumindo um compromisso atualizado com as causas pelas quais elas e eles deram a vida, para fortalecer nossa consciência crítica, nossa união ecumênica e nossa esperança pascal.

A Celebração dos Mártires agora faz parte da programação anual da Arquidiocese de Maringá

Tem por objetivo fazer memória aquelas e aqueles que deram a vida pela causa do Reino, que morreram lutando com fé e esperança no Deus da vida. Foram profetas, santas e santos e mártires que profetizaram sem medo, lutaram pela justiça do povo oprimido e marginalizado, pela igualdade e liberdade, pela inclusão social, pelo direito a terra, cuidado com a casa comum, moradia, pão, partilha da Palavra de Deus e a Eucaristia.

Construída pelas Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, a Celebração do Mártires será celebrada no dia 24 de março de cada ano, dia do martírio de Dom Oscar Romero. O local será itinerante, conforme manifestação em acolher pelas regiões Pastoral.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora Leiga das CEBs na Arquidiocese de Maringá

Celebração dos Mártires