Igreja em saída: Conselho Missionário Diocesano lança Marco Referencial

28 de Junho de 2018

Igreja em saída: Conselho Missionário Diocesano lança Marco Referencial

Em junho, a Arquidiocese de Maringá-PR lançou o subsídio “Caminhos para uma Igreja em Saída”, concretizando o projeto “Igreja em saída” – Comunidades em estado permanente de missão, do 24º Plano da Ação Evangelizadora, que tem como uma das prioridades potencializar a Dimensão Missionária na Arquidiocese.

O subsídio é um instrumento informativo e formativo para os párocos, vigários paroquiais, agentes de pastoral, movimentos, grupos e associações, com a finalidade de implantar (onde ainda não existe) e fortalecer (onde já existe) o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), à luz do mandato missionário de Jesus (Mt 28,19) e dos Documentos da Igreja (Concílio Vaticano II e CNBB).

“A nossa proposta é que se cultive, antes de tudo, uma consciência missionária de todos os cristãos e, a partir disso, seja um caminho para aperfeiçoar a vocação batismal, por meio da oração, formação e cooperação missionárias”, afirma padre Thiers Queiroga, Assessor do COMIDI.

Junto ao COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), trabalharam para a elaboração do marco referencial  a coordenação Arquidiocesana da Ação Evangelizadora, a coordenação da Infância e Adolescência Missionária e da Juventude Missionária, as CEB’s e a Escola de Evangelização Santo André.

“Esse trabalho, desenvolvido por várias mãos, quer ser um caminho para que todas as nossas comunidades sejam impregnadas pela missão”, disse Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá. Por isso, o que se propõe é que o COMIPA seja implantado a partir das comunidades de base e seja alimentado pelo método da Iniciação à Vida Cristã.

O documento estará disponível nas 58 paróquias da Arquidiocese de Maringá.