Dom Anuar participa do Congresso Eclesial “50 anos de Medellin”, na Colômbia

20 de Agosto de 2018

Dom Anuar participa do Congresso Eclesial “50 anos de Medellin”, na Colômbia

O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, participa de 23 a 26 de agosto do Congresso Eclesial “50 anos de Medellin”, na Colômbia. Dom Anuar é presidente do Departamento de Vocações e Ministérios (DEVYM) do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Do dia 21 ao dia 23 de agosto, Dom Anuar participa da reunião ordinária do CELAM, antes da abertura do Congresso Eclesial dos 50 anos de Medellin.

Cardeal Peter Turkson, prefeito do dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé, será um dos palestrantes do congresso. O evento recorda a II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (CELAM) de 1968, que representa uma etapa fundamental para a história da Igreja da América Latina e do Caribe.

Mais de 480 participantes devem participar do congresso. “É um belo momento de encontro do Povo de Deus para avaliar, refletir a nossa caminhada pastoral e organizacional da Igreja, numa proposta de “Igreja em saída”, comenta Dom Anuar.

Documento de Medellín

Em 1968, pouco depois de terem completado o Concílio Vaticano II, em Roma, teólogos, pastores e delegados da Igreja da América Latina  com presença de representantes e delegados de outros credos religiosos se reuniram no mesmo prédio do Seminário de formação sacerdotal Igreja de Medellín, em território colombiano.

No final da reunião, que foi chamada de “II Conferência do Episcopado Latino-Americano”, foi publicado um documento com as conclusões de que se chamava “Documento de Medellín”. O primeiro com o qual o CELAM foi fundado, foi chamado de “Rio de Janeiro”, pois ocorreu naquela cidade do Brasil em 1955.

Meio século depois, delegados da Igreja Católica, com a presença de representantes de outros credos religiosos, voltam para se encontrar, para lembrar, refletir e dar uma olhada na caminhada, 50 anos depois daquela Conferência. Desta forma, a contribuição e a luz são valorizadas naquele momento crucial da história latino-americana, que abriu um caminho de compromisso e generosa dedicação aos cristãos do continente.

Com informações do CELAM