Maringá participa do 10º Encontro Interprovincial de Seminaristas em Londrina

09 de Setembro de 2018

Maringá participa do 10º Encontro Interprovincial de Seminaristas em Londrina

Londrina-PR foi sede do X Encontro Interprovincial de Seminaristas que reuniu as províncias eclesiásticas de Londrina e Maringá: Arquidioceses de Londrina e Maringá e as Dioceses de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Apucarana, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí. O evento foi realizado dia 07 de setembro.

O tema do encontro foi “Cada comunidade, uma nova vocação”, e com o lema “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4,19). O evento teve início às 8h com recepção e café da manhã. Às 9h15 o Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz presidiu celebração eucarística.

Concelebraram o Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Anuar Batistti, e os Bispos Diocesanos, Dom Manoel João Francisco (Diocese de Cornélio Procópio) e Dom Frei João Mamede Filho, (Diocese de Umuarama) e padres formadores.

Em sua homilia, Dom Geremias ressaltou a urgência de cada seminarista se conformar a Cristo Jesus para poder ter um ministério sacerdotal autêntico e evangélico. Também salientou que todo seminarista deve ser anunciador da comunhão de toda Igreja. Pois, sem essa categoria o anúncio é vazio e inautêntico.

Após a celebração eucarística, os seminaristas participaram de uma palestra formativa com o psicólogo psicanalista Wellington Heleno da Silva, com o tema: “A formação humana frente aos desafios do sacerdote na sociedade atual: o desafio do SER numa cultura do TER”.

Com informações da Arquidiocese de Londrina.