Dom Geraldo Lyrio Rocha conduz Retiro dos Presbíteros da Arquidiocese de Maringá

05 de Outubro de 2018

Dom Geraldo Lyrio Rocha conduz Retiro dos Presbíteros da Arquidiocese de Maringá

Entre os dias 1º e 4 de outubro, no Recanto Pascal, estiveram reunidos aproximadamente 40 padres da Arquidiocese de Maringá para o retiro espiritual conduzido por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo emérito de Mariana – MG.

O retiro espiritual é uma das atividades promovidas pela Pastoral Presbiteral, visando ser um momento de renovação da vocação presbiteral, encontro pessoal com Jesus Cristo, convivência com os demais irmãos no presbitério, revigorando o ânimo para retomar com todo o vigor as atividades pastorais a que cada um se dedica.

Anualmente, a Arquidiocese de Maringá possibilita dois retiros espirituais aos padres. Neste, tivemos a alegria de contar com a presença e partilha de Dom Geraldo Lyrio Rocha. A temática central foi Vida e Ministério dos Presbíteros à luz do Magistério da Igreja.

Em sua orientação, Dom Geraldo destacou aspectos fundamentais na vida do presbítero: a missão de ensinar (profeta); a missão de santificar (sacerdote); a missão de apascentar o rebanho do Senhor (pastor); a comunhão presbiteral como fonte de vida para o ministro ordenado e seu ministério; e, por fim, o chamado à santidade.

Recordando aspectos fundamentais da Ordenação Presbiteral, Dom Geraldo, conduziu a uma profunda reflexão sobre como está o entusiasmo pela missão, pelo desejo de doar-se ao Reino, de não se deixar abater pelos desafios do mundo de hoje, mas buscar sempre no Senhor a razão da alegria.

Houve ainda, uma noite de espiritualidade mariana, adoração ao Santíssimo Sacramento, e celebração penitencial, na qual todos tiveram a oportunidade de se confessar e receber a absolvição dos pecados.

Um verdadeiro tempo de graça, onde cada padre pôde reabastecer as forças para retornar repletos de alegria e entusiasmo à missão que aguarda nas comunidades.

Nossa gratidão a Deus por essa oportunidade. Nossa gratidão a Dom Geraldo Lyrio Rocha, por sua sabedoria e espiritualidade. E pedimos a todos, rezem por nós padres, a fim de que não nos falte amor e entusiasmo em nossa vida pastoral e espiritual.


Pe. Neri Dione Squisati

Coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Maringá-PR