Contribua com o projeto 10 Milhões de Estrelas 2018 na Arquidiocese de Maringá

22 de Novembro de 2018

Contribua com o projeto 10 Milhões de Estrelas 2018 na Arquidiocese de Maringá

Na Arquidiocese de Maringá, as velas do Projeto 10 Milhões de Estrelas podem ser adquiridas nas paróquias ou na secretaria da Aras-Cáritas – Anexa ao Centro Pastoral da Arquidiocese (CEPA) – Rua Ver. Joaquim Pereira de Castro, 267 (ao lado da paróquia Santo Antônio).

“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente” (Mt 2, 9b-10)

As estrelas sempre encantaram a humanidade e estão presentes na espiritualidade de povos, denominações religiosas e Igrejas. Inspirada nesse encantamento pelos caminhos que esses astros luminosos nos indicam, a Cáritas Brasileira lançou em 2014 o projeto 10 Milhões de Estrelas. A paz é o tema e compromisso permanente do projeto. A cada ano, no entanto, assumimos novos enfoques sociais para que essa iniciativa promova concretamente a paz e nos irmane no compromisso com os empobrecidos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente da Cáritas Brasileira que se repete a cada ano como gesto concreto e coletivo na perspectiva da consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade historicamente comprometida.

Neste processo de construção coletiva esperamos que o projeto favoreça a sensibilização das consciências a respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Em 2018 contamos com você, com seu grupo, instituição ou comunidade para que essa constelação solidária aqui no Brasil acenda milhares de luzes pela paz na noite de Natal, quando todas as velas deverão ser acessas e quando estaremos unidos pela oração sugerida pelo projeto este ano ou outra oração que seu grupo preferir, sempre direcionando os pensamentos e os desejos de paz para o mundo.

Trajetória histórica

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve sua origem em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991, a campanha propagou-se por todo país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou seu percurso pelo mundo. Primeiro na Europa, quando cerca de 60 Cáritas promoveram ações conjuntas para a iluminação de diversos espaços públicos. Depois, pelos demais países e pelo mundo todo, quando o projeto ganhou força e se espalhou a partir de 2003.

Foi desta forma que recebeu visibilidade o empenho da confederação Cáritas em favor da paz e da solidariedade. Pois, nestes anos todos, o principal propósito da ação sempre foi a sensibilização da população para a importância dos valores da solidariedade e da paz. Afinal, o gesto concreto que identifica o projeto e essa constelação solidária formada a partir dele é acender uma vela na noite de Natal nas casas, praças, ruas, comunidades, praias, nos cantos e recantos das cidades e dos campos.

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014, em diálogo com a campanha mundial Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz, e o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro.

Quase 90 mil velas foram acesas em 2015, fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor.

Já em 2016 a o Projeto consegui alcançar cerca de 204.706 mil pessoas que participaram dos momentos celebrativos e das ações desenvolvidas em torna do fortalecimento da cultura de paz.

Em 2017 o Projeto 10 Milhões de Estrelas chegou a seu quarto ano de realização aqui no Brasil e foi iluminado pela citação bíblica de São Mateus “Vós sois o sal da terra, Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 13-16).

Proposta Ecumênica

Motivados pela Campanha da Fraternidade deste ano de 2018, que trouxe o tema Fraternidade e a Superação da Violência, e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), o Projeto 10 Milhões de Estrelas vai continuar tendo a paz como tema central e mobilizar as comunidades e paróquias e grupos por meio de encontros e celebrações na reflexão e oração em vista da construção da cultura de paz. A violência figura como uma realidade que nos interpela à ação.

Este ano, além de dialogar com a Campanha da Fraternidade, o Projeto 10 Milhões de Estrelas terá uma abordagem ecumênica, todo o material de mobilização, assim como as iniciativas de celebrações públicas serão organizadas pela Cáritas Brasileira e por representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).