FAS publica edital para projetos da Campanha da Fraternidade 2019

30 de Abril de 2019

FAS publica edital para projetos da Campanha da Fraternidade 2019

A Arquidiocese de Maringá, por intermédio do Conselho Gestor do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) publicou o edital para envio de projetos relacionados ao tema e lema da Campanha da Fraternidade 2019, com a temática “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O prazo para envio de projetos termina dia 24 junho. O edital está disponível no site da Aras-Cáritas http://www.aras.org.br

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade é oriundo da Coleta da Campanha da Fraternidade, realizada em todas as missas das paróquias e capelas da Arquidiocese de Maringá, realizada no Domingo de Ramos. Em 2019, o valor total arrecado foi de R$197.099,24 – aumento de 20,83% em relação a 2018.

A composição do fundo acontece da seguinte forma: 60% do total arrecadado, na diocese, constituem o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), gerido pela própria diocese, em vista de ser aplicado nas ações e projetos sociais diocesanos. 40% do total arrecadado, em cada diocese, constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Edital aberto para o FNS

Já em nível nacional, a CNBB publicou o edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

Os processos de recebimento, análise, deferimento e acompanhamento das iniciativas estão sob a responsabilidade do Departamento Social da CNBB e do Conselho Gestor do FNS.

Sistema

Os projetos apoiados pelo FNS são administrados por um sistema online, disponível no site da CNBB. Por lá, é possível acompanhar a evolução dos trabalhos administrativos pelo Fundo Gestor e sua finalização com a prestação de contas.

Prazos

A data limite para o cadastramento de projetos no site é até o dia 18 de junho, para a primeira reunião de avaliação, de um total de três anuais. O período de recebimento de projetos, impressos e assinados, entregues na sede da CNBB é de 16 de abril a 21 de junho. No caso dos projetos encaminhados via correios, a data limite para o recebimento é até o dia 21 de junho. O Conselho Gestor do FNS fará a pré-análise dos projetos nos dias 22 a 26 de junho e a primeira análise no dia 27 de junho.

Outras informações aqui http://www.cnbb.org.br/cnbb-lanca-edital-do-fundo-nacional-de-solidariedade/