Romaria das CEBs do Paraná ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

16 de Maio de 2019

Romaria das CEBs do Paraná ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

Romaria é linda, sempre linda, é um tempo especial de evangelização e devoção. A Primeira Romaria das CEBs ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio é manifestação da fé devoção carinhosa a Nossa Senhora. Um convite ao compromisso e solidariedade fraterna. Somos chamados a viver em comunhão no dia a dia em nossas Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs.

Uma ação coletiva expressiva. Envolver e deixar-se envolver, o ato de ir, de caminhar não só com os pés, também e principalmente com o coração, abrindo-se para o novo, tornar criaturas novas, porque caminhar revela a disposição de mudar interiormente, na plena certeza que o nosso Deus esta sim presente com a Mãe em seu santuário, mas Ele está presente em cada ser humano, no íntimo de cada uma e cada um de suas filhas e filhos.

A romaria das CEBs quer ser um caminho de fortalecimento da fé e de compromisso na vivência comunitária.

Reavivar a fé, através da devoção à Mãe de Jesus e da Igreja é chamar à conversão. Somos um povo sacerdotal pelo batismo, convocados e enviados para implantar neste mundo os valores do Evangelho, a exemplo do testemunho da Mãe de Deus. Mulher que soube ser corajosa sem perder a humildade e a ternura, não desanimou, permaneceu firme até no caminho do calvário, sob o peso da cruz de seu Filho.

Como Maria, que conhece as dores e o sofrimento do povo, cada romeira e romeiro da Primeira Romaria das CEBs ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio sejam encorajados, animados e fortalecidos na fé para ser fermento que não deixem nossas CEBs a desanimar, a desistir e a perder a ternura da Mãe.

Os Evangelhos contam que Jesus costumava peregrinar a Jerusalém e frequentar o templo por ocasião das grandes festas litúrgicas. No Cristianismo primitivo, desde o século IV, tornou-se um costume de espiritualidade peregrinar aos túmulos dos apóstolos e mártires. Daí vem o nome de "romaria" (ir a Roma).

Nossa Senhora do Rocio apareceu em uma imagem singela, no século XVII, na Baía de Paranaguá, no mês de novembro, na rede de um pescador de alcunha “Berê”.  Graças estas que brotam constantemente no meio do povo como o orvalho. Daquelas redes, passou para o coração e a vida do povo paranaense.

A primeira Romaria das CEBs ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, na cidade de Paranaguá, será no dia 19 de maio de 2019. A Arquidiocese de Maringá estará presente com 56 romeiros.

Que sob seu olhar, intercessora Maria, possamos experimentar a ternura da Mulher do Sim. Tu que soube viver de forma assídua a vontade de nosso Deus em sua vida. Ajude-nos a dizer sim aos planos que nosso Deus tem para nossa vida hoje.

Agradecemos à Rádio Colméia, parceira na organização. Reservar pelo telefone 044 3246 49 87.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora leiga das CEBs