Sétimo Encontrão Arquidiocesano das comunidades será realizado dia 29 de setembro em Maringá

05 de Setembro de 2019

Com alegria o COMIDI e as Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Maringá convidam o Povo de Deus para o 7º Encontrão Arquidiocesano das CEBs e abertura do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco.

O tema do Encontrão é “CEBs Batizados e enviados – ‘A Igreja de Cristo em missão no mundo’” e o lema “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1,7). O evento será realizado dia 29 de setembro das 13h30 às 17h30 no Ginásio Chico Neto, em Maringá.

A evangelização é uma obra coletiva, “a Igreja sentir-se-á chamada ainda mais a cuidar destas feridas, aliviá-las com o óleo da consolação, enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com solidariedade e atenção devidas. Não nos deixemos cair na indiferença que humilha, na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade, no cinismo que destrói” (MV, 15).

A missão nasce do encontro gostoso e lindo com Jesus que dá novo horizonte a vida de cada pessoa, a vida de cada um de nós, a vida da comunidade. O mundo é transparente, isso significa que nossa ação de evangelização não deve ter barreiras e nem fronteiras.

“Se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida” (EG 49).

Cantorias, reencontro, povo alegre, sorrisos bonito têm marcado os encontrões das CEBs. O nosso povo quer se expressar, e nas CEBs ninguém é mais importante e o povo faz e é sujeito, e isso é lindo.

O Encontrão Arquidiocesano das CEBs continuará reafirmando a importância de retomar de maneira consciente a vida de comunidade se quisermos ser fiel à Igreja de Jesus Cristo, porque este é o sentido de ser Igreja.

O bonito nos Encontrões das CEBs é que não somos uma multidão, somos um grande número de pessoas, porque cada uma e cada um vai como sujeito do encontro, onde depois reforçado a fé vai continuar a caminhada.

A dinâmica do 7º Encontrão é o logo do Mês Missionário Extraordinário. O logo mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes, cada região pastoral recebeu uma cor para desenvolver.

Região Pastoral

Elemento

São José Operário

Cruz

Nossa Senhora das Graças

Vermelho

Jandaia do Sul

Verde

Castelo Bracno

Branco

Nossa Senhora Aparecida

Amarelo

Catedral

Azul

Santa Cruz

Amar sem Condições

Paranacity

Ouvir e Acolher

Nosso abraço fraterno e até o Encontrão das CEBs.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Assessora das CEBs na Arquidiocese de Maringá