Pastoral de Liturgia e Canto promove formação “Celebrando o Domingo ao redor da Palavra”

05 de Setembro de 2019

“... Há comunidades cristãs que não podem ter Missa todos os domingos; mas também elas são chamadas a recolher-se em oração, nesse dia, ouvindo a Palavra de Deus e mantendo vivo o desejo da Eucaristia”. (Papa Francisco)

A Pastoral de Liturgia e Canto da Arquidiocese de Maringá, tem entre suas funções a de promover a formação dos agentes que exercem seu ministério nas paróquias e comunidades, chamados a colaborar de modo muito especial nos serviços à Igreja. Temos consciência que nem sempre e em toda a parte é possível realizar uma celebração plena do domingo.

Na atualidade muitas comunidades em nossa arquidiocese realizam a Celebração da Palavra aos domingos, sem a presença do presbítero, com a presidência de diácono ou leigos, embasados no que recomenda o Concílio Vaticano II “se realize a Celebração da Palavra, com todo cuidado e devida preparação, com uma equipe que a prepare, anime e integre os diversos serviços”.

Seguindo ainda, a orientação do Documento 108 da CNBB diz: “reafirme-se a necessidade de uma adequada formação integral, inicial e permanente, sistemática e profunda, especialmente para ministros da Palavra de Deus que irão exercer seu ministério” (130), a Pastoral de Liturgia e Canto convida para um momento formativo.

Tema: CELEBRANDO O DOMINGO AO REDOR DA PALAVRA

Assessor: Prof. Dr. Dom Jerônimo Pereira, osb (Doutor em Sagrada Liturgia), do Mosteiro de Olinda.

Data: 05 de outubro de 2019.

Horário: 13 às 18h.

Investimento: R$ 10,00.

Destinatários: Diáconos, Candidatos ao diaconato, MECES e leigos e leigas que exercem a presidência na Celebração Dominical da Palavra, membros da pastoral de liturgia e canto.

Local: Salão da paróquia São José Operário, em Maringá.

Inscrição: Conforme link https://festalab.com.br/liturgia ou diretamente no Cepa pelo fone 3267-2001 ou cepamaringa@gmail.com

Sabe-se o quanto é a importante a celebração da palavra para que a Palavra de Deus seja anunciada na vida das famílias e na vida das comunidades, contamos com sua presença nesse dia.

Veronica Valarini
Coordenadora