Dom João Mamede preside missa no pré-assentamento em Cruzeiro do Sul

12 de Dezembro de 2019

Dom João Mamede preside missa no pré-assentamento em Cruzeiro do Sul

O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá, Dom João Mamede, irá presidir Santa Missa no pré-assentamento padre Josimo, no município de Cruzeiro do Sul, pertencente à Arquidiocese de Maringá. A celebração será na sede do assentamento, quarta-feira, 18 de dezembro, às 10h.

Histórico: No dia sete de dezembro de 1996, famílias Sem Terra ocuparam a fazenda Dora Lúcia, localizada no município de Cruzeiro do Sul. A fazenda era considerada improdutiva e possuía dívidas trabalhistas. Após 23 anos da ocupação, o pré-assentamento padre Josimo tem 70 famílias. São aproximadamente 300 pessoas, sendo elas 40 crianças.

As famílias produzem leite, sericicultura, urucum, mandioca e hortaliças. A agricultura familiar praticada pelos trabalhadores influencia significativamente a economia dos municípios de Paranacity e Cruzeiro do Sul.

“A Igreja Católica acompanha a trajetória dessas famílias com atendimento espiritual e social. Atualmente, o medo dos pré-assentados aumentou, com constantes ameaças de despejo. Desejamos que as autoridades olhem com caridade para essas famílias”, comenta padre Edinei Rigolin, pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Cruzeiro do Sul.