Santa Missa em ação de graças pelos 23 anos do pré-assentamento padre Josimo, em Cruzeiro do Sul

19 de Dezembro de 2019

Na quarta-feira, 18 de dezembro, o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá, Dom João Mamede, presidiu Santa Missa no pré-assentamento padre Josimo, no município de Cruzeiro do Sul. A celebração contou também com a presença padres, diáconos e seminaristas.

Histórico: No dia sete de dezembro de 1996, famílias Sem Terra ocuparam a fazenda Dora Lúcia, localizada no município de Cruzeiro do Sul. A fazenda era considerada improdutiva e possuía dívidas trabalhistas. Após 23 anos da ocupação, o pré-assentamento padre Josimo tem 70 famílias. São aproximadamente 300 pessoas, sendo elas 40 crianças.

As famílias produzem leite, sericicultura, urucum, mandioca e hortaliças. A agricultura familiar praticada pelos trabalhadores influencia significativamente a economia dos municípios de Paranacity e Cruzeiro do Sul.

Padre Edinei Rigolin, pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Cruzeiro do Sul, ressaltou o trabalho da Igreja com as famílias do pré-assentamento.

“Nessa comunidade, que acompanho há 6 anos, moram pessoas de bem, homens e mulheres religiosos que trabalham e lidam com a terra, que têm um carinho e um respeito pelo meio ambiente em geral. Foi muito especial e emocionante poder ver, estampado no rosto de cada uma das pessoas que ali moram, um olhar de esperança e fé no Deus libertador que ‘ouve e escuta o clamor do seu povo’”.