Missa no Colégio Pio Brasileiro marca o início da Visita Ad Limina dos bispos do Paraná

17 de Fevereiro de 2020

"Missa no Colégio Pio Brasileiro marca o início da Visita Ad Limina dos bispos do Paraná"

Uma missa com a comunidade do Pontifício Colégio PioBrasileiro marcou o início da Visita AdLimina Apostolorum dos bispos do Paraná, que seguirá até o próximo dia 27de fevereiro. A celebração foi presidida Dom Amilton Manoel da Silva, bispoauxiliar de Curitiba e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, ladeada por DomGeremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e  presidente do Regional Sul 2, e Dom JoséAntônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e vice-presidente do Regional Sul 2, concelebradapelos demais bispos do Regional e os padres do colégio.

Image title


Durante os dez dias em Roma, os bispos ficarão hospedados noPontifício Colégio Pio Brasileiro, residência de padres brasileiros que vempara fazer especializações, mestrado ou doutorado em Roma. No início da missa, padreGeraldo Maia, reitor do Colégio, deu as boas-vindas aos bispos e padres doParaná e apresentou a comunidade, que hoje tem 71 padres residentes, sendo 69brasileiros e 2 de Cabo Verde.

“Para o nosso Colégio é muito importante acolher os bispos que vem para a Visita Ad Limina. Aqui passaram muitos padres que hoje são bispos, além disso, é um lugar especial pois acolhe padres que se aprimoram nos estudos e depois vão dar grande contribuição nas dioceses, sendo reitores de seminário, professores nas universidades e outras atividades. Essa relação de sintonia com os bispos é muito importante”, disse Pe. Geraldo.

Em sua homilia, Dom Amilton disse que a Visita Ad Limina é um grande sinal de Deus paratodos e isso tem sido manifestado pela proximidade do povo com orações emanifestações de apoio. “Essa Visita deixa visível o grande sinal dacolegialidade apostólica. Aqui estamos nós, pastores de um povo, em unidade como pastor maior, o Papa. É um tempo de avaliação e também de nos fortalecer paracontinuar esse caminho de sinodalidade, proposto, sobretudo pelo ConcílioVaticano II, e para o qual o Papa Francisco tanto tem insistido”, disse DomAmilton.

pós o jantar, os bispos realizaram uma breve reunião para organizar as questões práticas desses dias de trabalho. Amanhã, 18 de fevereiro, a primeira atividade será a missa na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz.


(Texto e fotos: Karina de Carvalho – Assessora de comunicação)