Setor Juventude faz avaliação da Jornada Diocesana da Juventude

12 de Agosto de 2020

Setor Juventude faz avaliação da Jornada Diocesana da Juventude

O Setor Arquidiocesano da Juventude promoveu no dia 28 de junho de 2020, em suas redes sociais, o encerramento da Jornada Diocesana da Juventude (JDJ).

Organizada e dirigida pelo Assessor Diocesano do Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá, padre Gustavo Constantin Florêncio e a coordenadora do Setor Juventude, Jéssica Ramires, o encontro contou com uma equipe de serviço composta pelo núcleo Arquidiocesano, jovens representantes das expressões juvenis e da efetiva participação de, aproximadamente, sete mil visualizações, de jovens, líderes das mais diversas expressões e comunidade eclesial, unidos pelo desejo de disseminar às juventudes um caminho para uma vivência eclesial, levando aos jovens a experiência do encontro com Cristo.

O evento contou com a condução e apresentação dos jovens Erick Franco de Ramos e Ana Nerry Junkert, representantes do Núcleo Arquidiocesano; presença da Comunidade Católica Colo de Deus; padre Hiago Igor Santos Araújo da Silva, pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bem como com a participação do padre Gustavo Constantin Florêncio, Assessor Diocesano do Setor Juventude da Arquidiocese de Maringá e Referencial da Pastoral Juvenil do Regional Sul 2.

Nesse ano de 2020, a XXXV JDJ convidou os jovens a ouvir o mandato de Jesus “Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7,14). O Senhor quer dar um novo sentido para a vida de tantos jovens que vivem desanimados diante da cultura de morte e dos vazios existenciais, sobretudo na realidade atual que estamos atravessando.

A programação foi pensada para acontecer de forma dinâmica em vários momentos, para que houvesse envolvimento, expectativa de continuidade e compromisso na participação. A programação incluiu, lives formativas sobre a dimensão missionária, projeto #jovemsamaritano, que correspondeu a uma campanha de arrecadação de produtos de limpeza, (água sanitária, sabão líquido, sabão em pó, desinfetante, álcool em gel, entre outros).

O Setor Juventude propôs para todas as expressões juvenis, que somassem às iniciativas já em curso com a Ação Jovem Samaritano, promovendo uma ação de solidariedade conjunta nesse momento tão difícil de pandemia.

Concomitantemente foi realizada a ação missionária: #palavradeesperança, convidando nossos Jovens a ser presença viva de Jesus e evangelizar, por meio de uma carta escrita a ser destinada a uma das famílias da paróquia São Pedro Apóstolo-Inajá, Capela Santo Antônio-Paranapoema e Capela Nossa Senhora de Fátima-Jardim Olinda.

A ideia foi fazer presente, através de uma mensagem de esperança, permitindo ser instrumento do Espírito Santo e, como batizado, levar uma mensagem de amor, carinho, esperança e fé.

O encerramento da jornada aconteceu no dia 28 de junho de 2020, entre 19h e 21h, tendo como conteúdo catequese com o tema “Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7,14), conforme orientações e subsídios propostos pela CNBB, partilha de vida de jovens do setor arquidiocesano, músicas e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Agradecemos a todos os leigos, parceiros e patrocinadores, pela ajuda e recursos financeiros, auxiliando para que a Jornada Diocesana se concretizasse.

O núcleo arquidiocesano avalia a realização da Jornada Diocesana da Juventude como um avanço no âmbito do Setor Juventude, haja vista a excelência na entrega do conteúdo programado, na organização estrutural e funcional e na formação humana e espiritual dos participantes.

O próximo evento a ser realizado pelo Setor Juventude será o Dia Nacional da Juventude (DNJ), cujas atividades já estão sendo planejadas com cuidado e muito amor.

Jéssica Ramires

Coordenadora do Setor Diocesano da Juventude