CEBs realizam 7ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores

24 de Junho de 2022

CEBs realizam 7ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores

Com o conteúdo “Metodologia e Didática - Educação Popular”, as CEBs realizam nesse final de semana, 25 e 26 junho, a 7ª etapa da Escola de Formadores e Articuladores para as CEBs. A cada dia aumentam os desafios para coordenar uma Comunidade Eclesial de Base (CEBs), ser agente de pastoral, animar um grupo de reflexão. As CEBs por serem heterogêneas enriquecem a Igreja de experiências de vida e opiniões, pois são missionárias e inclusivas, acolhem e incluem raças, gêneros, culturas e idades, e com isso o processo formativo torna-se desafiador e necessário.

A Igreja tem o compromisso de ajudar na formação e na articulação de seus membros para estarem preparados para lidar com os problemas atuais e, acima de tudo, pensar e refletir as soluções para enfrentar os desafios.  A Escola é coordenada pelo padre Genivaldo Ubinge e Lucimar Moreira Bueno (Lúcia) e tem como objetivo principal, oferecer às paróquias uma equipe capacitada para ir ao encontro do povo de Deus, na base, nas comunidades, para ajudar na formação e capacitação.

Uma das preocupações da escola é com a metodologia e didática, um método de formação que valoriza os saberes prévios do povo e suas realidades culturais, social, econômica e educacional na construção de novos saberes, da evangelização e do agir ad intra e ad extra.

Para desenvolver o conteúdo “Metodologia e Didática - Educação Popular” a 7ª etapa contará com a assessoria dos educadores popular Maria Izabel Grein e Nilciney Toná, do Setor Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Por Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Da coordenação da escola