O Papa Francisco nomeou, no dia 8 de março, o novo Bispo para a Diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África. O escolhido foi o religioso guineense da Ordem dos Frades Menores (OFM), Monsenhor Victor Luís Quematcha.
A Diocese de Bafatá, onde a Igreja do Paraná mantém a Missão Católica São Paulo VI desde 2014, estava vacante desde o falecimento de Dom Pedro Carlos Zilli, em 31 de março de 2021.
A missionária maringaense Adriana Nishiyama escreveu uma mensagem de acolhida ao novo Bispo da Diocese irmã da Arquidiocese de Maringá.
"Meu nome é Adriana Nishiyama, sou de Maringá, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Sou leiga, estou em missão na Diocese de Bafatá desde julho de 2006. Vim com o propósito de fazer uma experiência missionária por 2 anos e lá se vão quase 19 anos. Durante estes anos, tive a oportunidade de ajudar na escola, acompanhar crianças desnutridas e grávidas, doentes, presos, cúria, economato... Atualmente, ajudo no economato da diocese, arquivo e secretaria, preparação dos materiais pastorais e acompanhamento da saúde dos prisioneiros de Bafatá. Convivi 15 anos com Dom Pedro Zilli, que faleceu em 2021 de Covid-19. Dom Pedro Zilli acolheu com grande carinho o meu pedido de estar na missão, e 4 anos com Pe. Lucio Brentegani (fidei donum de Verona - Itália), atualmente administrador diocesano.
Depois de quase 4 anos de sede vacante, recebemos no dia 8 de março a notícia do novo Bispo de Bafatá, Dom Frei Victor Luís Quematcha. Foram anos de ansiedade por esta espera, mas foi bonito de ver como Deus vai conduzindo tudo conforme o seu tempo. Rezo pela sua nova missão, que Deus lhe conceda sabedoria para guiar a nossa diocese. Que São Francisco de Assis o acompanhe, sempre com humildade e amor ao próximo".
A Arquidiocese de Maringá, em nome do Arcebispo Dom Frei Severino Clasen, OFM, une-se em alegria e oração ao clero, aos religiosos, aos missionários e a todo o povo de Deus da Igreja particular da Diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África.
Como manifestaram os Bispos do Regional Sul 2 da CNBB, "que Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese de Bafatá, interceda por sua caminhada e faça frutificar a obra evangelizadora que agora se fortalece".
Conte com nossas orações e comunhão fraterna.