Durante o mês de maio, a Arquidiocese de Maringá se mobiliza com diversas ações de conscientização e formação para marcar o Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
23/mai - Palestra para o clero
Ação Sociotransformadora promoverá uma formação para os padres e diáconos da Arquidiocese de Maringá, com o tema: “Construindo ambientes seguros para crianças e adolescentes”, conduzida pela psicóloga Ticiana Bulla. A capacitação abordará a estruturação psíquica de crianças e adolescentes, as leis que garantem seus direitos, os tipos de violência previstos pela Lei 13.431/2017, além da violência sexual praticada contra esse público. Também serão apresentadas orientações sobre medidas de prevenção à violência e como proceder diante de suspeitas ou confirmações de casos de violência sexual.
31/mai - Palestra para as coordenadoras da Pastoral da Criança
A Pastoral do Menor (PAMEM) realizará um encontro no Centro Social Arquidiocesano Santa Dulce dos Pobres, às 9h, com orientações sobre o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual.
A PAMEM também levará palestras às catequistas da Paróquia Jesus Bom Pastor e fará a distribuição e fixação de cartazes informativos com os canais de denúncia de violência contra crianças e adolescentes, nas paróquias e espaços públicos.
Essas ações se somam às conscientizações já realizadas nas comunidades da Arquidiocese.
Denuncie. Proteja. Cuide.
Vamos juntos construir uma sociedade mais segura para nossas crianças e adolescentes.