Formação da PJ promove aprendizado e troca de experiências

06 de Agosto de 2014

Formação da PJ promove aprendizado e troca de experiências

imagem Formação da PJ promove aprendizado e troca de experiências

A Pastoral da Juventude (PJ) está percorrendo as regiões pastorais da Arquidiocese de Maringá com o FoCo, a formação para coordenadores paroquiais e de grupos de jovens. Liderança, Documento 85 da CNBB, laboratório de criatividade e leitura orante tem sido os principais temas abordados.

Para a coordenadora na paróquia Nossa Senhora da Liberdade, Gabriela Aparecida do Carmo, participar do FoCo foi uma oportunidade para trocar experiências com outras comunidades e também aprender a corrigir dificuldades da vida do grupo de jovens.

A proposta do FoCo é oferecer formação para os jovens que já estão exercendo liderança nas suas comunidades. A assessoria é organizada de acordo com a realidade e a caminhada dos participantes, após mapeamento das ações que estão dando certo e das dificuldades relatadas pelos jovens.

“Acreditamos que desta forma o conteúdo e as orientações que preparamos vão ajudar os coordenadores a planejar com mais eficácia, e de acordo com o que propõe a Igreja, o trabalho de evangelização dos jovens que participam dos grupos nas paróquias,” explica a coordenação da PJ.

Domingo (3) a formação foi realizada na Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Maringá, para os responsáveis da PJ nas paróquias das regiões Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz e Catedral. Na semana anterior o encontro aconteceu com as lideranças das regiões São José Operário e Sarandi – Nossa Senhora das Graças.

Até o final do mês de agosto o FoCo ainda será reproduzido em outras regiões da arquidiocese. No dia 17 de agosto será a vez das regiões Paranacity e Castelo Branco. A atividade terá início às 8h na paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Paranacity. Na sequência, o trabalho será agendado para atender os jovens da região Jandaia do Sul.

Por Gelinton Batista