Paróquia Santo Antônio prepara festividades do padroeiro em Maringá

04 de Junho de 2014

Paróquia Santo Antônio prepara festividades do padroeiro em Maringá

imagem Paróquia Santo Antônio prepara festividades do padroeiro em Maringá

O mês de junho é especial para todos nós que temos Santo Antônio como nosso padroeiro. É um mês em que nos revestimos de uma alegria contagiante, de uma vibração que entusiasma, de uma fé que encoraja a todos para que prossigam a caminhada cristã com ardor e ânimo missionário. Em nossa Paróquia, tudo isso é motivado pela comemoração da memória de Santo Antônio neste mês.

Conhecido por sua fama de casamenteiro e pelos diversos milagres realizados por sua intercessão – tanto em vida quanto depois de morto –, o Santo é um dos que mais possui devotos no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de Nossa Senhora Aparecida. Para termos uma ideia de sua popularidade, só no Brasil, Santo Antônio é padroeiro de 84 cidades e de 550 igrejas.

A vida desse grande homem está envolta em uma constelação de milagres e fatos prodigiosos: são curas, profecias, bilocações, exorcismos e até ressurreições. Muitos desses prodígios teriam acontecido durante sua vida e outros, em uma cadeia incontável, após sua morte. Dentre tantos milagres, um grande número foi imortalizado por artistas famosos e populares em obras de arte.

Podemos destacar, por exemplo, a pregação aos peixes em Rímini, o coração do avarento encontrado no cofre, a mula em adoração diante do Santíssimo, o recém-nascido que fala em favor da mãe inocente, o pé decepado que o Santo reintegra à perna daquele que o perdera, etc.

Em vista de tantos sinais e favores da graça de Deus que Antônio ia espalhando por onde passava, em poucos meses depois da morte do incansável frade, um documento assinado pelo Bispo diocesano e pelos professores da Universidade de Pádua, já é apresentado ao papa Gregório IX pedindo a canonização daquele que já era considerado santo em vida.

A fama de tantos milagres constitui um dos incentivos mais fortes ao culto de Santo Antônio. Um antigo sermonista tentou interpretar esses prodígios sob o prisma da simbolização. Para esse estudioso, cada milagre teria um conteúdo simbólico.

Assim, no caso da criança afogada que o Santo recupera, afirma-se o poder de sua intercessão para devolver a vida do espírito a quem a perdeu; no caso da barca naufragada que Antônio socorre, fala-se do poder que ele tem para fazer emergir do pecado os que nele naufragaram. E assim por diante.

Para celebrar as festividades de seu padroeiro, nossa Paróquia está realizando, desde o dia 01, a Trezena de Santo Antônio. No próximo dia 13, celebraremos missa solene às 19h e, em seguida, terá início a 16ª edição da Festa de Santo Antônio (confira a programação no cartaz). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3029-2055.

Com grande alegria, convidamos toda a comunidade Maringaense e também das cidades vizinhas para festejar conosco. Sejam todos muito bem vindos e que Deus, por intercessão de Santo Antônio, os abençoe!

Padre Sandro Ferreira
Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá-PR

Programação: De 13 a 15 de junho de 2014

Sexta-feira (13 de junho): santa missa às 19h; abertura da festa com fogos e dança de quadrilha.

Sábado (14 de junho): santa missa às 18h30; dança de quadrilha; grupo Fogança e show com Banda Capella.

Domingo (15 de junho): às benção do bolo de Santo Antônio; santa missa às 7h30, 10h30 e 18h30; venda do bolo de Santo Antônio a partir das 7h30; show de prêmios às 14h30; dança de quadrilha às 20h30.