Assembleia do Povo de Deus em Curitiba celebra 50 anos do Sul 2 da CNBB

25 de Setembro de 2014

Assembleia do Povo de Deus em Curitiba celebra 50 anos do Sul 2 da CNBB

imagem Assembleia do Povo de Deus em Curitiba celebra 50 anos do Sul 2 da CNBB

“Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia”, agora Documento da CNBB sob o número 100, será o tema da 35ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, que acontece em Curitiba, de 26 a 28 de setembro e terá como assessor Dom João Bosco, bispo de Osasco (SP).

O local da Assembleia, Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossungê, reunirá todos os arcebispos e bispos das Arquidioceses e Dioceses do Paraná, Arquieparquia e Eparquia Ucraniana Católica, coordenadores da Ação Evangelizadora, coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom), coordenadores diocesanos dos grupos de reflexão e leigos ligados a coordenações pastoral, além dos coordenadores regionais das pastorais, organismos e movimentos da igreja, para este encontro anual. Cada diocese estará enviando 5 pessoas e a previsão é que a Assembleia supere o número de 150 participantes.

Na sexta-feira (26), na parte da manhã haverá reunião dos bispos. Após o almoço o encontro se amplia com a chegada dos demais participantes.

Esta 35ª Assembleia irá celebrar o Jubileu de Ouro do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange Estado do Paraná e com sede em Curitiba, foi fundado em 1964, na terceira fase do Concílio Vaticano II. O Regional é formado por 18 arqui/dioceses e duas Eparquias Ucranianas. São 835 paróquias e 9.700 comunidades locais.

De acordo com o padre Mário Spaki, Secretário Executivo do Regional, no sábado (27) a tarde, quatro bispos eméritos do Paraná irão contar rapidamente a história dos 50 anos do regional em quatro viés. “Dom Albano Cavallin falará sobre a catequese, Dom José Maimone sobre a sustentação do dízimo, Dom Walter Ebejer sobre formação dos presbíteros e Dom Lúcio Baumgartner falará sobre a missão nesses 50 anos”.  Às 18h30 haverá Missa Festiva no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, do padre Reginaldo Manzotti. A celebração será transmitida ao vivo de TV Evangelizar. Em seguida, haverá o lançamento do livro de Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto com o título “História da Igreja do Paraná”.