27 de Junho de 2014

imagem CNBB expressa pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga nota de pesar pelo falecimento do arcebispo de Curitiba (PR), dom Moacyr José Vitti, ocorrido hoje, 26. A nota, assinada pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, recorda a simplicidade de dom Moacyr e o serviço dedicado às Igrejas Particulares de Piracicaba e de Curitiba. Leia, na íntegra, o texto.

Nota de pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Moacyr José Vitti, arcebispo de Curitiba (PR), aos 73 anos, ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 26 de junho de 2014, na Casa Episcopal da capital paranaense.

Da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, dom Moacyr foi bispo auxiliar de Curitiba, de 1988 a 2002, e de Piracicaba (SP), sua terra natal, de 2002 a 2004. Neste mesmo ano, o papa São João Paulo II o nomeou arcebispo de Curitiba. Dom Moacyr também atuou como presidente do Regional Sul 2 da CNBB, de 2007 a 2011.

Seu lema episcopal, “Um só coração”, sugere a vivência exemplar das primeiras comunidades cristãs, como nos recordam os Atos dos Apóstolos. Expressa igualmente sua simplicidade e seu serviço dedicado às Igrejas Particulares de Piracicaba e de Curitiba.

Manifestamos nossa solidariedade e nossa fé na Ressurreição, unindo-nos fraternalmente aos familiares de dom Moacyr, aos bispos auxiliares de Curitiba, dom Rafael Biernaski e dom José Mário Scalon Angonese, ao arcebispo emérito, dom Pedro Antônio Fedalto, e a todo o povo da arquidiocese de Curitiba, agradecendo a vida deste nosso querido irmão.

“Servo bom e fiel, vem participar da alegria do teu Senhor” (Mt 25, 23).
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília